Divulgação científica em rádio: memória recuperada

Um site recém-inaugurado permite ouvir alguns dos maiores nomes da história da ciência no Brasil discorrerem em linguagem acessível sobre suas disciplinas. A digitalização de entrevistas radiofônicas realizadas nos anos 1980 oferece ao internauta milhares de minutos de depoimentos de nomes como Milton Santos, Paulo Emílio Vanzolini, Aziz Ab’Sáber ou Warwick Kerr. As entrevistas foram disponibilizadas por iniciativa do Canal Ciência, mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCT), em parceria com a Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro, vinculada à Universidade de São Paulo (BibVirt/USP).

Os depoimentos contemplam todas as ciências e abrangem temas que vão da vida em Marte às plantas carnívoras, passando pelas línguas indígenas e a relação entre ciência e loucura. Neles, o internauta pode descobrir que uma caixa com trinta vaga-lumes é suficiente para iluminar uma sala, que é possível construir prédios com estrutura de bambu ou que os sonhos eram considerados mensagens dos deuses, entre outras curiosidades.

As entrevistas foram originalmente veiculadas em duas séries de programas semanais de divulgação científica produzidos pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A primeira, chamada “Encontro com a Ciência”, foi transmitida entre 1984 e 1986 pela rádio Cultura de São Paulo. A segunda, “Tome Ciência”, foi veiculada na Rádio USP entre 1986 e 1989.

As entrevistas eram preparadas por uma equipe de jovens historiadores, jornalistas, biólogos e outros profissionais (dentre os quais despontava a própria Gloria). A SBPC, na época, organizava uma Comissão de Divulgação Científica, formada por cientistas, que sugeriam temas e nomes para as entrevistas, que eram preparadas a partir de boletins institucionais, revistas especializadas e meios de comunicação como Ciência Hoje .

Os divulgadores procuravam sempre esclarecer a metodologia de trabalho dos cientistas e justificar a pertinência das pesquisas para a sociedade brasileira. Assim, asseguravam a qualidade dos programas ao mesmo tempo em que traduziam assuntos aparentemente complexos em uma linguagem simples, clara e atraente. A mesma equipe fazia a cobertura das Reuniões Anuais da SBPC.

Nove anos após o fim dos programas, a coordenadora do “Tome Ciência”, Gloria Malavoglia, começou a realizar o sonho de relançar as entrevistas, com a ajuda de Francisco Medina Cocca, técnico de som que trabalhou nos programas e conservou o acervo. Por enquanto, estão disponíveis 206 das cerca de 800 entrevistas veiculadas nas duas séries de programas (cada edição de 30 minutos apresentava de 3 a 4 depoimentos). A previsão é que até o fim do ano todo o acervo esteja disponível on-line. As entrevistas estão divididas por temas e podem ser ouvidas isoladamente nos formatos Real Audio e MP3 no Canal Ciência e na BibVirt .

Andreia Fanzeres
Ciência Hoje on-line
02/06/03