Do luto ao poder

O preto de luto das vestimentas de morte; o negro elegante dos ternos dos advogados; o escuro cruel do uniforme dos kamikazes; a cor poderosa das jaquetas femininas ou a rebeldia dos trajes de couro dos jovens de hoje. Uma relação dinâmica sempre se estabeleceu entre os homens e as roupas pretas ao longo dos séculos. Traçar um histórico dessa relação é a tarefa que o historiador inglês John Harvey se propõe no livro Homens de preto .

null A obra analisa as curiosas metamorfoses no uso do tecido preto nas roupas masculinas em um período que vai do reinado de Felipe II (1556-1598), na Espanha, até a época atual. Ela procura identificar a importância dada a certas vestimentas em cada época. “É evidente que as roupas realmente significam alguma coisa”, afirma Harvey. “Mesmo a roupa que diz ’pouco me importa o que eu visto’ diz exatamente isso, ela significa alguma coisa.”

Reconhecido tradicionalmente como a ausência de cor, ou como uma cor ligada à morte e ao pesar, à perda, vergonha e humilhação, o preto já foi adotado pelo homem como símbolo de posição, posse de bens, autoridade e austeridade. Ao identificar essas mudanças, o autor desmistifica alguns dos jogos de valores, identidades, transformações sociais, políticas e éticas representadas no uso da roupa preta. O negro “é uma cor sem cor, tremendamente visível mesmo que pareça repetir ’Não me veja! Eu me apago’”, descreve Harvey.

Para desvendar as mudanças de significados (que se somam e não se perdem) que vão da cor de luto à de poder, o autor esclarece que, quando nos vestimos, passamos a interpretar um personagem com atitude e postura própria. “Vestimo-nos para sermos associados a um grupo e para escapar de grupos do passado, também nos vestimos de forma dissociativa para nos diferenciarmos de tipos com os quais não queremos ser confundidos.”

Harvey percorre o uso de trajes pretos durante a história, com ênfase para sua representação na Igreja Católica. Ele também avalia o negro na Espanha, sobretudo no reinado de Felipe II, que considera o principal homem de preto da história européia. Na literatura, as obras de Skakespeare e Charles Dickens recebem destaque: para o autor, o uso do preto em Hamlet e Otelo transmite um tom de melancolia e expressão interior presentes no ar daqueles tempos. Na arte, Harvey examina a vestimenta preta em quadros de pintores famosos como Caravaggio e Rembrandt.

null

Uma reprodução da tela O mercado de algodão Nova Orleans (1872), do pintor francês Edgar Degas, é uma das dezenas de ilustrações do livro

O autor dedica um capítulo a uma breve análise do significado das cores nas roupas femininas. Ele esclarece que, até o século 19, as mulheres só deveriam usar roupas claras, pois o preto representava sobretudo um mundo de trabalho e dignidade profissional ao qual elas não tinham acesso. O historiador também faz uma interessante crítica ao preto contemporâneo, dos fascistas aos punks.

A leitura de Homens de preto é agradável e de fácil compreensão. Harvey faz referência ao pensamento de autores como Roland Barthes, Charles Baudelaire, Émile Durkheim ou Oscar Wilde, além de pontuar e ilustrar seu texto com diversas figuras que ajudam o leitor a entender os significados que o autor atribui ao preto. “Encontramos novas maneiras de jogar com a cor da morte, ao definirmos o modo com o qual enfrentamos a vida”, conclui Harvey.

Homens de preto
John Harvey (trad.: Fernanda Veríssimo)
São Paulo, 2003, Editora Unesp
Fone: (11) 3242-7171
339 páginas – R$ 48,00

Renata Moehlecke
Ciência Hoje On-line
09/06/04