Ecologia e evolução são tema de coletânea

 

Nem todas as pessoas que se interessam por ciências são cientistas. Para elas, encontrar uma literatura simples e precisa que satisfaça às suas curiosidades é bastante complicado. Para suprir essa demanda ‘leiga’, o biólogo Felipe Costa resolveu reunir e editar no livro Ecologia, evolução & o valor das pequenas coisas alguns de seus artigos sobre o tema. A obra foi lançada em fevereiro de 2003, em edição custeada pelo próprio autor.

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (MG). A situação dos parques e reservas brasileiros é um dos temas de Ecologia, evolução & o valor das pequenas coisas (foto: Braz Cosenza)

Dos assuntos mais simples, como a análise das reservas e parques brasileiros, aos mais complexos, como o estudo da aparência das plantas tropicais, são muitas as abordagens do livro. Ao todo, são 20 artigos — dos quais nove foram publicados anteriormente em outros veículos, como a revista Ciência Hoje — agrupados em 4 temas principais: Ecologia e evolução, Reservas e parques, Chuvas, folhas, árvores & insetos e Destruir é (bem mais) fácil.

O elo entre os artigos na primeira parte do livro é a evolução das espécies. A compreensão desse termo merece um capítulo à parte. Em seguida são tratados temas como extinção, seleção natural e isolamento reprodutivo. A situação dos parques e reservas brasileiros é o foco da segunda parte, que aborda ainda as diferenças entre conservação e preservação e a forma como a interação — não controlada — entre homem e natureza pode ser prejudicial às áreas de preservação. Felipe também comenta as conclusões das pesquisas que apontam a caatinga como o bioma brasileiro mais ameaçado e não a floresta atlântica, como dita o senso comum.

A terceira parte do livro é a de mais difícil compreensão, pois nela o autor trata de assuntos específicos, como variações sazonais da Terra e fenologia (estudo da aparência) das plantas. Embora nessa parte a falta de unidade entre os artigos possa fazer com que o leitor se sinta um tanto perdido, a diversidade dos assuntos torna a leitura mais dinâmica.

A parte final é um alerta à forma como o meio ambiente vem sendo tratado por sucessivas gestões políticas no Brasil. Sob um ponto de vista crítico, que segundo o autor não deve ser visto como sinônimo de pessimismo, Felipe apresenta episódios em que o descaso das autoridades resultou em prejuízos a animais, plantas, pessoas e comunidades.

A publicação do livro por conta própria reflete uma situação constantemente retratada nos artigos de Felipe: a pouca importância dada à pesquisa científica no Brasil. Apesar dos contratempos e da especificidade dos temas abordados, ele consegue, com poucas exceções, passar sua mensagem de forma clara e simples. Com uma dose de bom humor, resultado da visão de um autor que acredita que “nós, brasileiros, ainda vivemos num pedacinho do paraíso”, Ecologia, evolução & o valor das pequenas coisas vem contribuir à “escassa literatura ‘verde’ do Brasil”.

 

Ecologia, evolução & o valor das pequenas coisas
Felipe A.P.L. Costa
Juiz de Fora, 2003, Edição do Autor
137 páginas; R$ 14
Clique aqui para entrar em contato com o autor

Gisele Lopes
Ciência Hoje on-line
24/03/03