Espiadinha

A Ciência Hoje está com uma exposição em cartaz para comemorar seus 30 anos de existência. A mostra, localizada na Casa da Ciência, em Botafogo (RJ), reúne todas as capas da revista em uma linha do tempo que resgata a história da ciência do Brasil e do mundo. Quem ainda não visitou tem até o dia 8 de julho, mas pode também dar uma espiada no vídeo que preparamos.

Confira nossa exposição no vídeo abaixo

No local da exposição também estão sendo realizadas palestras com pesquisadores sobre os mais variados temas da ciência e oficinas práticas, todas abertas ao público.

A próxima atividade, que ocorre no dia 4 de julho, é a palestra ‘Astronomia Hoje’, proferida pelo astrônomo do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e editor de ciências exatas da revista Ciência Hoje das Crianças Martín Makler. Em seguida, no dia 6 de julho, é a vez da palestra ‘Computação Hoje’, do físico do CBPF e editor de ciências exatas da revista Ciência Hoje Ivan Oliveira. Ambas as conferências se propõem a mostrar ao público leigo as principais evoluções de cada área.

E, para fechar com chave-de-ouro, no dia 8 de julho, o público está convidado para uma oficina de física e outra de microbiologia repletas de experimentos. Com o professor André Massaferri, do CBPF, você vai saber como se mede a velocidade da luz com um laser, fazer um experimento de levitação e ainda conhecer o gerador de carga eletrostática Van der Graff, instrumento capaz de acumular muita energia elétrica e deixar quem o toca, literalmente, de cabelos em pé.

Na oficina de microbiologia, com os professores Maulori Cabral e Isabel Liberto, ambos da UFRJ, será possível observar como se dá a duplicação de bactérias e fazer experimentos que explicam a bioluminescência, fenômeno pelo qual alguns animais e algas marinhas emitem luz. Além disso, os visitantes poderão construir uma ‘mosquitérica’, armadilha para mosquitos da dengue, e assistir a uma peça de teatro que mostra formas de prevenção dessa doença.

Abra espaço na sua agenda para essa festa de ciência!

Confira abaixo a programação dos próximos dias:
Palestra ‘Astronomia Hoje’, de Martín Makler (CBPF/ Ciência Hoje das Crianças)
Dia 4 de julho (quarta-feira), 17h

Palestra ‘Computação Hoje’, de Ivan Oliveira (CBPF/ Ciência Hoje)