Gastronomia digital

Imagine um aparelho semelhante ao forno de micro-ondas que, além de esquentar, também prepara a comida. Alucinação futurista? De forma alguma. Segundo o designer brasileiro Marcelo Coelho, do Instituto Tecnológico de Massachussetts (MIT), nos Estados Unidos, esse é o destino da gastronomia, que se torna cada vez mais criativa e digital. O pesquisador desenvolve uma máquina que armazena, mistura e deposita camadas de ingredientes para preparar qualquer receita. A ideia é proporcionar mais praticidade e criatividade aos chefes do futuro.

Embora a era digital esteja presente em todos os âmbitos da vida moderna, na cozinha, a contribuição tecnológica tem se limitado a aprimorar as ferramentas já usadas. Por isso, Marcelo Coelho, com a colaboração do engenheiro de sistemas da comunicação Amit Zoran, também do MIT, decidiu desenvolver máquinas para inovar todos os processos que envolvem a culinária.

Chamado de Construtor Digital (The Digital Fabricator), o novo aparelho é uma espécie de versão 3D das impressoras convencionais e tem um similar no mercado, usado para a produção de objetos plásticos. O diferencial dessas impressoras 3D é que, em vez de permitirem a reprodução de um conteúdo em apenas duas dimensões, como em folhas de papel, elas trabalham com impressões tridimensionais, que originam objetos como garrafas, lâminas e, agora, comida.

Basta preencher os cartuchos da máquina com ingredientes básicos, que serão armazenados, combinados e usados na preparação da receita

O funcionamento do Construtor Digital é simples: basta preencher os cartuchos da máquina com ingredientes básicos (variedades de pó, líquido ou outro alimento), que serão armazenados, combinados e usados na preparação da receita segundo a escolha do usuário. O aparelho é formado também por um forno, que assa os pratos com precisão digital. Uma tela acoplada ao equipamento exibe informações extraídas da internet, como origem de cada ingrediente, composição nutricional e dicas de receitas.

“A máquina pode trazer vantagens até para a saúde humana”, garante Coelho. Ele destaca que a conexão com a internet facilita o monitoramento médico, pois permite que a dieta dos pacientes seja controlada. “É quase um Orkut da comida, uma rede onde as pessoas podem, por exemplo, trocar suas receitas e ideias”, compara. É possível, ainda, rastrear a origem e a composição nutricional de cada produto usado pela máquina como matéria-prima.

Linha gastronômica

O designer também é responsável por outras duas invenções gastronômicas – o Misturador Virtuoso (The Virtuoso Mixer) e o Chefe Robótico (Robotic Chef) –, que, junto com a impressora de comida, integram a linha de máquinas chamada Cornucópia. “Nossa intenção é trazer arte e tecnologia para a cozinha”, diz.

O Misturador Virtuoso tem a função de combinar a maior quantidade possível de ingredientes a fim de criar novos sabores. A máquina é formada por uma camada de recipientes que guardam os ingredientes básicos, outra que contém os recipientes que vão abrigar as combinações e uma última que apresenta o resultado.

Transformador de comida
O Chefe Robótico alonga, torce ou comprime os alimentos, transformações mecânicas impossíveis com as ferramentas de cozinha existentes hoje (imagem: Marcelo Coelho/ MIT Media Lab).

Já o Chefe Robótico atua como uma espécie de ‘transformador de comida’ e faz alterações físicas ou químicas nos pratos. O aparelho tem garras que seguram, cortam, temperam, alongam, torcem ou comprimem o alimento, além de uma chama em sua base para cozinhá-lo.

As máquinas da linha Cornucópia ainda estão em processo de desenvolvimento e não há data prevista para seu lançamento no mercado. Coelho garante que elas promoverão uma revolução digital na culinária. “Essas invenções nos permitem criar texturas e sabores até então inimagináveis. É a prova de que a comida pode ser mais criativa, prática e controlável.”

Antes de se aventurar na área das invenções gastronômicas, Coelho já havia desenvolvido, também no MIT, um papel inteligente capaz de interagir com o usuário.

 

Larissa Rangel
Ciência Hoje On-line