Humanidades em festa

Abertura do 32º Encontro Anual da Anpocs, na noite de 27 de outubro, em Caxambu (MG). Foto: Vera Rita da Costa.

Antropólogos, cientistas políticos e sociólogos estão reunidos desde ontem em Caxambu (MG), por ocasião do 32º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).

Os 20 anos da Constituição Federal são o tema de destaque da reunião deste ano. A abertura do encontro, realizada na noite de segunda, 27 de outubro, contou com a participação de dezenas de pesquisadores e estudantes.

Segundo o secretário executivo da Anpocs, Marcelo Siqueira Ridenti, o número de inscritos no evento aumentou nos últimos anos e atingiu seu recorde em 2008. “Até a abertura do evento já havia mais de 1.300 inscritos, e a expectativa é que esse número aumente, pois ainda estão previstas a chegada de grupos de Estados mais distantes”, informou Ridenti. Também aumentou o tamanho do evento: são 41 grupos de trabalho, 29 mesas-redondas, 5 conferências, 3 simpósios, 1 sessão especial e 3 cursos, entre outras atividades.

Ao longo de seus 31 anos de existência, a Anpocs tem conseguido reunir cientistas sociais que, apesar de suas perspectivas teóricas e políticas diferentes, encontram-se dispostos a discutir temas sociais e políticos relevantes. Este ano, o tema mais discutido será o legado da Constituição de 1988. Três simpósios e uma mesa-redonda serão organizados para comemorar e avaliar os 20 anos de nossa Carta Magna. Durante o evento também está sendo lançado um livro, organizado pela Anpocs, que analisa o impacto da Constituição de 1988 em diferentes aspectos de nossas vidas.

Outra novidade é o anúncio de lançamento de um prêmio, patrocinado pela Fundação Ford, a ser conferido aos melhores trabalhos sobre a Constituição de 1988. O edital desse prêmio, assim como as filmagens e resumos desse encontro estarão disponíveis no Portal das Ciências Sociais Brasileiras – o sítio da Anpocs na internet. 

Vera Rita da Costa
Especial para a CH On-line
28/10/2008