Indiano leva Abel por estudo de probabilidades

 

Srinivasa S.R. Varadhan, ganhador do Prêmio Abel 2007 (foto: Cheryl Sylivant).

O indiano Srinivasa Varadhan, professor da Universidade de Nova York (EUA), é o vencedor do Prêmio Abel 2007, o mais importante da matemática. Varadhan foi contemplado por suas contribuições ao estudo das probabilidades – ramo da matemática que investiga as situações governadas pelo acaso. O indiano formulou a teoria dos grandes desvios, que tem aplicações em campos como física, biologia, economia, estatística, computação e engenharia.

A teoria dos grandes desvios foi lançada por Varadhan em dois artigos publicados em 1966 e 1969 e aprofundada em trabalhos subseqüentes. Considerado um dos pilares da teoria moderna das probabilidades, o trabalho do premiado ajuda a entender eventos raros que emergem nos sistemas estocásticos complexos. Sua teoria explica fenômenos em campos tão diversos quanto a teoria de campos quânticos, a física estatística, a dinâmica populacional, a econometria ou a engenharia de tráfego.

“O trabalho de Varadhan tem grande força conceitual e uma beleza atemporal”, afirmou o comitê responsável pela entrega do prêmio ao anunciar a escolha do laureado. “Suas idéias têm sido imensamente influentes e continuarão a estimular novas pesquisas por um longo tempo.” O indiano receberá um prêmio de 920 mil dólares.

Srinivasa S. R. Varadhan nasceu em 1940 em Madras, na Índia. Graduou-se pela Universidade de Madras e doutorou-se pelo Instituto Indiano de Estatística. Em 1963, foi fazer seu pós-doutorado no Instituto Courant de Ciências Matemáticas, vinculado à Universidade de Nova York. Desde então, Varadhan é vinculado a esse instituto – o mesmo de onde veio Peter Lax , vencedor do Prêmio Abel de 2005. Nesse ínterim, passou também temporadas como pesquisador visitante na Universidade de Stanford e no Instituto para Estudos Avançados, ambos nos EUA, e no Instituto Mittag-Leffler, na Suécia. Varadhan é casado e tem um filho – seu filho mais velho foi uma das vítimas dos atentados terroristas ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001.

“Varadhan é um cientista prolífico com uma profunda perspicácia e uma impressionante gama de ferramentas técnicas e é muito estimado pela comunidade das probabilidades”, afirmou o professor Tom Louis Lindstrom em conferência na Academia Norueguesa de Ciências e Letras, quando o prêmio foi anunciado. “Suas falas sempre enfatizam as idéias básicas, os desafios, os obstáculos e o delicado balanço entre o desejável e o possível que alguém tem que enfrentar ao produzir resultados matemáticos de primeira linha.”

Bernardo Esteves
Ciência Hoje On-line
27/03/2007