Inveja canina

Depois de algumas tentativas em que obedeceu a ordem de dar a pata e não ganhou comida – enquanto o outro cão recebeu a recompensa –, o cachorro se recusa a dar a pata e evita olhar para a pessoa que está realizando o teste (foto: Friederike Range).

Os cães sentem inveja quando recebem um tratamento pior que o de outros cachorros. Um estudo austríaco mostrou que o melhor amigo do homem se recusa a realizar uma tarefa sem ganhar recompensa se observar que outro cachorro recebeu o prêmio. Os pesquisadores acreditam que os cães tenham uma forma primitiva da inveja sentida por primatas e pelo próprio ser humano.

No experimento, que teve seus resultados publicados esta semana na revista PNAS, duplas de cachorros recebiam a ordem de dar a pata a uma pessoa desconhecida. Os pesquisadores, liderados por Friederike Range, da Universidade de Viena (Áustria), avaliaram o comportamento dos animais em diferentes situações.

Em uma delas, ambos os animais recebiam um pedaço de pão preto ao realizar a tarefa. Já em outra circunstância, um cão recebia pão enquanto o parceiro ganhava salsichas, uma recompensa considerada de maior valor.

Em outra condição, um dos cachorros não recebeu nada pela realização da tarefa enquanto o parceiro recebeu pão. E, na última situação, ambos os cães obtiveram pão como prêmio, mas um deles não teve que realizar a tarefa para isso. Tanto as salsichas quanto os pães ficavam sempre visíveis aos animais durante os testes. Os cães recebiam a ordem para dar a pata em torno de 30 vezes, ou até que se recusassem a obedecer à orientação.

Os pesquisadores observaram que os cachorros ficaram mais estressados na situação em que viam o outro cão receber a recompensa enquanto eles próprios não ganhavam qualquer prêmio. Os animais injustiçados hesitaram progressivamente em obedecer até que se recusaram a dar a pata.

Sentimento primitivo
Por outro lado, os cães não se mostraram incomodados ao receber pão, o prêmio de menor valor, enquanto seu parceiro ganhou salsichas. Os animais tampouco ficaram chateados ao ver seus parceiros serem contemplados com pães sem realizar nenhuma tarefa, enquanto eles tinham que dar a pata ao experimentador para receber o mesmo prêmio.

Esses resultados diferem do que foi observado em estudos anteriores com primatas. Ao contrário dos cães, os primatas sentem inveja de outros animais ao terem que realizar um esforço maior para receber o mesmo prêmio ou quando a recompensa do parceiro é melhor do que a deles. “Os primatas reagem à qualidade da comida, não apenas à presença ou à ausência dela, e mostram mais reações negativas do que os cães revelaram nesse estudo”, ressaltam os autores no artigo.

Para os pesquisadores, isso indica que os cães sentem uma forma primitiva de inveja, que se mostra de forma mais evoluída nos primatas e nos seres humanos. “Pode ser que os cães não tenham as habilidades cognitivas para mostrar sensibilidade ao resultado em relação ao esforço investido”, explicam os autores. “É possível que a sensibilidade dirigida a ser ou não recompensado seja precursora de formas de aversão à iniqüidade com níveis cognitivos mais altos.”

Tatiane Leal
Ciência Hoje On-line
09/12/2008