Jeito mais fácil para acabar com a gengivite

 

Uma nova terapia contra a inflamação da gengiva – problema que pode atingir pacientes em tratamento ortodôntico – foi proposta por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Um estudo com 83 pacientes comprovou que o uso da substância química chamada clorexidina em creme dental é uma forma simples e eficaz de combater a chamada gengivite.

null

O estudo avaliou o uso da clorexidina em creme dental por 83 pacientes usuários de aparelho ortodôntico, que têm maior propensão a desenvolver complicações bucais.

A clorexidina é uma substância antimicrobiana, utilizada principalmente na forma de solução aquosa para bochechos. A novidade do estudo da USP é justamente o uso desse composto na forma de creme dental. “A escovação é um hábito de higienização mais rotineiro, além de ser prático e simples”, justifica, em sua dissertação de mestrado, a dentista Priscila Bardal, da Faculdade de Odontologia de Bauru, vinculada à USP.

 
Durante três meses, Bardal acompanhou os 83 pacientes entre 13 e 32 anos – todos usuários de aparelho ortodôntico. “Escolhemos as pessoas que usam aparelho porque elas têm maior propensão a desenvolver complicações bucais, já que muitas delas apresentam dificuldades na manutenção de uma higiene bucal satisfatória”, afirma a dentista.
 
Os pacientes foram divididos em três grupos. Enquanto o primeiro utilizou uma pasta comercial comum com flúor, o segundo grupo usou um dentifrício experimental com flúor e clorexidina e o terceiro apenas com tal substância química.
 
A pesquisa mostrou que a porcentagem de redução de gengivite foi de 71,58% no último grupo, um pouco a mais em relação ao grupo que usou o creme com flúor e clorexidina (60,36% de redução). Já no primeiro grupo, a redução da inflamação foi de 44,71%. “Apesar desse resultado, podemos afirmar que, estatisticamente, não há diferença entre o segundo e último grupo”, afirma Bardal. “O uso de um dentifrício com flúor e clorexidina só aumentaria o benefício, já que o flúor atuaria no controle da cárie dentária e a clorexidina combateria a inflamação e o sangramento gengival, além de controlar o acúmulo de placa dentária”, esclarece a dentista.
 
Mas Bardal alerta para o uso excessivo da clorexidina. Devido à sua ação antimicrobiana, a substância deve ser aplicada durante um período médio de 45 dias. “O uso prolongado pode gerar mancha reversível nos dentes”, alerta a especialista. “A indicação da pasta deve ser feita apenas pelo dentista, com supervisão do mesmo para uso exclusivo de tratamento.”

A mesma empresa que produziu o creme com clorexidina para o teste pretende, em breve, disponibilizar nas farmácias a preços acessíveis. “É importante enfatizar que as substâncias químicas são coadjuvantes”, completa Bardal. “A conscientização da saúde bucal por meio da escovação já previne o surgimento da inflamação gengival.”

Mário Cesar Filho
Ciência Hoje On-line
02/01/2006