Jogo dos sete erros físicos

null

Foto: Nikolai Budarin/ISS Clique na imagem para ampliá-la

Repare na foto acima e veja se é capaz de dizer o que ela tem de anormal — sem ler antes o fim da matéria. Uma simples planta, com uma de suas folhas sustentando uma gota d’água com uma pequena bolha de ar dentro dela.

Bem, a cena representada na foto é praticamente impossível de ser registrada no nosso planeta, devido a uma série de princípios físicos. Ela foi tirada no espaço pelo astronauta russo Nikolai Budarin, em 9 de abril, na estufa de plantas da Estação Espacial Internacional.

Na Terra, essa imagem seria apenas um borrão, pois toda a cena estaria em movimento rápido. Como o ar é mais leve que a água, a bolha dentro da gota subiria até romper a superfície desta. Além disso, com a ação da gravidade, o peso da gota d’água faria com que a delicada folha vergasse para o chão.

No espaço, entretanto, a mesma cena é inerte. A bolha permanece parada dentro da gota — sem a força da gravidade, o ar não é mais leve que a água. Pelo mesmo motivo, a gota e a folha não são empurradas em direção ao chão. Elas ‘grudam’ uma na outra por adesão molecular. Da mesma forma, se fosse lançado um spray de água na planta as gotas não desceriam para a raiz (como seria o caso na Terra), mas adeririam ao caule ou a próprio recipiente onde a planta é cultivada.

A vida das plantas no espaço, no entanto, encontra muitos obstáculos. O ar quase não se move, o oxigênio produzido por elas não circula e elas podem morrer sufocadas pelos gases que elas emitem com sua própria respiração. Mas há também boas notícias: experimentos recentes na Estação Espacial Internacional comprovaram que as plantas no espaço podem até florescer…