Lista vermelha 2002: a biodiversidade em risco

 

 Mais de 7 mil especialistas e ONGs ajudaram a elaborar a versão 2002 da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas, divulgada em outubro pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A relação atual classifica 11.167 animais e plantas como ameaçados de extinção, o que representa um acréscimo de 121 espécies desde a última edição, em 2000. Entre os animais incluídos na lista estão o saiga (um antílope da Ásia Central), o camelo bactriano (que habita a China e a Mongólia) e o lince ibérico, que pode vir a ser o primeiro felino selvagem extinto em mais de 2 mil anos.

null

O saiga ( Saiga tatarica ) e o camelo bactriano ( Camelus bactrianus ) são duas das 121 espécies incluídas na edição 2002 da Lista Vermelha (fotos: reprodução / IUCN)

Porém, nem tudo são más notícias. Algumas espécies consideradas extintas em 2000 foram redescobertas. Entre elas, o bicho-pau da ilha Lorde Howe, na Austrália (alguns indivíduos foram encontrados em 2001, a 23 km da ilha) e o arganaz de coníferas da Baviera, do qual não havia notícia desde 1962, e que pode ter sido visto recentemente na fronteira da Alemanha com a Áustria.

Os critérios de classificação do nível de ameaça das espécies — são nove categorias, sendo as principais: extinto, extinto na forma selvagem, criticamente ameaçado, ameaçado e vulnerável — levam em conta fatores biológicos ligados ao risco de extinção, que incluem taxa de declínio, tamanho da população, distribuição geográfica e fragmentação da distribuição.

 

null

Entre as espécies brasileiras ameaçadas, estão o cervo-do-pantanal ( Blastocerus dichotomus ) e o cactus rabo-de-raposa ( Micranthocereus auriazureus )

A Lista Vermelha de 2002 classifica 655 espécies brasileiras como ameaçadas. Aqui e na maioria dos países do mundo, os critérios da IUCN foram adotados para a elaboração das listas regionais de espécies ameaçadas, que são muito mais específicas. “Todas as espécies brasileiras da Lista Vermelha da IUCN estão sendo reavaliadas antes de serem colocadas na nova lista do Ibama”, explica o zoólogo Ângelo Machado, da Universidade Federal de Minas Gerais. “Convém lembrar que somente esta tem valor legal.”

 

Paralelamente à Lista Vermelha, a IUCN divulgou também a relação dos 25 primatas mais ameaçados do mundo. Entre os animais em maior risco encontram-se três macacos brasileiros: o muriqui-do-norte, o mico-leão-da-cara-preta e o macaco-prego-do-peito-amarelo. Este último possui a situação mais preocupante, pois vive no sul da Bahia, onde a caça é intensa. Os principais fatores de ameaça aos primatas são a exploração agrícola e a extração madeireira.

 

null

Mais três espécies da Lista Vermelha 2002: o albatroz Diomedea exulans , o cavalo-marinho Hippocampus reidi e o peixe-serra Pristis pectinata

Apesar de a lista atual diferir pouco das

últimas edições é importante que ela seja sempre atualizada. Segundo a IUCN os principais fatores que ameaçam mamíferos, pássaros e plantas são a perda e a degradação de seu hábitat natural, conseqüências diretas da ação humana sobre o meio-ambiente. A constante divulgação dessas informações ajuda a alcançar a principal meta da ONG ao elaborar a relação: conscientizar e alertar as pessoas e os governos para a necessidade de proteção da biodiversidade mundial.

 
 

Confira na internet a Lista Vermelha da IUCN

 

Gisele Lopes
Ciência Hoje on-line
04/12/02