Literatura Hoje

Já é praticamente uma tradição. Todos os anos, desde 1982, as páginas da revista Ciência Hoje trazem ao leitor brasileiro comentários bastante esclarecedores – redigidos por especialistas e pesquisadores que são referências em suas áreas – acerca da mais importante láurea científica: o prêmio Nobel. Até 1989, entretanto, a CH contemplava somente as premiações nas áreas de física, química, medicina e economia. E, a partir de 1990, passou a publicar também comentários sobre os prêmios Nobel da Paz e de Literatura.

Um quarto de século já se passou. E, agora, que tomem nota os amantes dos livros: o Instituto Ciência Hoje acaba de publicar o Literatura Hoje  Os vencedores do Nobel  1990-2014. A obra reúne todos os comentários publicados pela Ciência Hoje, entre 1990 e 2014, acerca dos laureados com o Nobel de Literatura. Como a premiação da sul-africana Nadine Gordimer, de 1991, acabou não sendo comentada nas páginas da revista naquele ano, o ensaio sobre sua obra foi preparado, posteriormente, com exclusividade para completar o livro.

O ensaio sobre a premiação da sul-africana Nadine Gordimer, de 1991, foi preparado com exclusividade para completar o livro

Ao todo, são 25 anos de premiação – uma pedida e tanto para os leitores desejosos de explorar esse instigante cenário que é o da literatura contemporânea.

O livro, que contou com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), foi organizado pelo especialista em estudos literários Karl Erik Schøllhammer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e pelo jornalista Roberto Barros de Carvalho, do ICH. Foram meses trabalhando nessa empreitada. E, segundo Carvalho, um dos méritos da publicação é trazer ao leitor uma lista completa das obras dos autores premiados nos últimos 25 anos já publicadas no Brasil. Não há, em língua portuguesa, nenhum outro livro que ofereça um apanhado tão abrangente, e de maneira tão detalhada, sobre esse que é um dos mais importantes prêmios literários da atualidade.

O lançamento de Literatura Hoje dá sequência a uma série de livros já publicados pelo ICH: Pequeno Manual de Divulgação Científica (publicado pela primeira vez em 1999 e já na 4ª edição) Física Hoje (de 2007), Memória Hoje (três volumes, publicados em 2008, 2009 e 2010), Qual o problema? (de 2009), Astronomia Hoje (lançado em 2010), e Terra em transe e Química Hoje (publicados em 2012). 

Todas as obras foram preparadas em linguagem de divulgação científica, ambicionando ser útil não só a cientistas e pesquisadores, mas principalmente ao público não especializado, e também como ferramenta paradidática no ensino fundamental e médio.

Literatura Hoje

Os vencedores do Nobel – 1990-2014

Karl Erik Schøllhammer; Roberto Barros de Carvalho
Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje/ Faperj –  2015
132 páginas – R$ 35,20
Clique aqui para comprar

 

Henrique Kugler
Ciência Hoje On-line