Livro disseca domínios paisagísticos brasileiros

O geomorfologista Aziz Ab’Sáber é um dos grandes nomes da geografia brasileira. Ao longo de uma carreira acadêmica iniciada há quase sessenta anos, esse paulista descendente de libaneses fez estudos de campo em praticamente todo o território nacional e conhece nossos biomas como ninguém. Com o lançamento recente de Os domínios de natureza no Brasil , Ab’Sáber divide com o leitor mais de meio século de saber acumulado sobre a paisagem natural do país.

null O livro reúne onze textos e artigos publicados pelo geomorfologista entre 1963 e 2002, acrescidos de um capítulo inédito. Embora tenham sido escritos de forma independente, os textos compõem um todo bastante coeso na medida em que oferecem um panorama descritivo amplo dos biomas brasileiros.

O artigo introdutório oferece uma visão global sobre as potencialidades paisagísticas brasileiras. Nele, Ab’Sáber mostra como o território nacional é privilegiado, na medida em que “comporta um mostruário bastante completo das principais paisagens e ecologias do Mundo Tropical”. O autor apresenta e descreve em grandes linhas os seis domínios paisagísticos e macroecológicos reconhecidos até aqui no Brasil.

Nesse artigo, é possível identificar a preocupação social que perpassa toda a obra de Ab’Sáber. O geomorfologista lamenta que a ocupação do território e seu aproveitamento econômico tenham contribuído para o desfiguramento às vezes total das paisagens brasileiras. “Foram muito simples e bem aprendidas as técnicas de desmatamento e queimadas, suficientes para fazer a grande ‘limpeza’ na paisagem”, ironiza. O impacto da urbanização precária também é alvo da preocupação do pesquisador.

 

null

Aziz Ab’Sáber é professor aposentado da Universidade de São Paulo, e atua no Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade

Os capítulos seguintes são dedicados especificamente aos seis grandes domínios paisagísticos que compõem o território brasileiro — as terras baixas florestadas da Amazônia, os chapadões centrais recobertos pelo cerrado, as depressões semi-áridas do Nordeste (caatinga), os “mares de morros” florestados do litoral, os planaltos de araucárias e as pradarias do Sul. Completam o livro um capítulo final inédito que discute a definição de conceitos como ‘bioma’ e ‘ecossistema’ e três anexos que reproduzem textos curtos de Ab’Sáber recém-publicados na edição brasileira da revista Scientific American .

Os domínios de natureza no Brasil traz mapas, desenhos e fotos em preto-e-branco para ilustrar as considerações do autor. No entanto, a abundância de termos técnicos em alguns artigos sem que haja um glossário específico para explicá-los pode frustrar o leitor não iniciado. Mas isso não compromete o valor da obra como apresentação e discussão dos grandes domínios naturais brasileiros.

 

Os domínios de natureza no Brasil
– potencialidades paisagísticas

Aziz Ab’Sáber
São Paulo, 2003, Ateliê Editorial
159 páginas – R$ 25

Bernardo Esteves
Ciência Hoje on-line
07/05/03

Leia o perfil de Aziz Ab’Sáber