Maior flor do mundo bate novo recorde

null

Há cerca de 70 espécimes de A. titanum em cultivo no mundo. (fotos: Jardim Botânico/Univ. de Bonn)
Clique na imagem para ampliá-la                       

 

É o novo recorde mundial: uma flor recém-aberta na Alemanha atingiu o estonteante tamanho de 2,74 metros e superou todos os outros florescimentos cultivados já realizados. A maior do flor mundo é de uma espécie de planta da família das aráceas — a Amorphophallus titanum . O espécime em questão floresceu no Jardim Botânico da Universidade de Bonn no dia 22 de maio. O recorde anterior era de 2,67 m e foi atingido há 70 anos por um exemplar da mesma espécie em Wageningen, Holanda.

A Amorphophallus titanum é natural das florestas equatoriais da Sumatra ocidental (Indonésia) e floresce raramente. Além de seu tamanho imponente, uma de suas características mais peculiares é o cheiro de peixe podre que ela exala durante o florescimento. Ela é conhecida como ‘flor-cadáver’: por imitar o cheiro de animais em decomposição, ela atrai insetos que depositam seus ovos na planta e espalham seu pólen em seguida.

 

 

 

  null null null
Tubérculo da planta que gerou a maior flor do mundo é carregado em
jan./2003 (esq.); nas outras fotos, o botão da flor em 5 e 15 de maio
Clique nas imagens para ampliá-las

 

Para se ter uma idéia do tamanho da flor que nasceu na Alemanha, em janeiro de 2003, apenas o tubérculo a partir do qual ela surgiria pesava 78 quilos. Em 14 de março o botão de flor da A. titanum rompeu a superfície da camada de terra de 1000 quilos que a cobria. Em 7 de maio o botão já alcançava 78 cm de altura e 58 cm de diâmetro. E, finalmente, no dia 22, a flor finalmente abriu e atingiu seu tamanho recorde. Três dias após o florescimento, ela murchou.

 

null null null
A maior flor do mundo em 22 e 23 de maio; à dir., a florescência anterior
(em julho de 2000) do mesmo espécime de A. titanum , após murchar
Clique nas imagens para ampliá-las

 

Essa não foi a primeira vez que a A. titanum do Jardim Botânico de Bonn floresceu: em julho de 2000 ela atingiu 2,57 m de altura — o quarto maior florescimento em cultivo já registrado. No dia em que o recorde de altura foi registrado, um outro espécime também floresceu na Califórnia.

Denis Weisz Kuck
Ciência Hoje on-line
27/05/03