Mais dinamismo nas aulas de ciências

Aula de biologia, 7:45 da manhã. Tema: reprodução humana. De um lado da sala, alguns alunos tiram um cochilo. A “galera do fundão” começa uma conversa paralela. Daqueles que de fato olham para o professor, provavelmente apenas um terço realmente compreende a matéria e participa. Para evitar situações como essa, uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), liderados pelas professoras Ana Lúcia Brandimarte e Déborah Yara Alves Cursino dos Santos, está desenvolvendo material de ensino voltado para professores do ensino fundamental.
 
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Alunos de graduação da USP simulam, em sala de aula, as atividades desenvolvidas por eles para uso em aulas de ciência no ensino fundamental.

O projeto surgiu no Instituto de Biociências (IB), a partir de uma disciplina de licenciatura oferecida para alunos de graduação desde 1998. Durante as aulas, eles são divididos em grupos e estimulados a criar roteiros que utilizam diferentes instrumentos pedagógicos para o ensino fundamental. “Os roteiros exploram esquemas, maquetes, teatro, textos e outros recursos, com o objetivo de estimular a criatividade do aluno”, explica Déborah, organizadora do projeto.

 
Os materiais sugeridos são simples e baratos, como cartazes de cartolina, figuras de jornais e revistas e embalagens vazias de alimentos. “As atividades foram pensadas para que tanto as escolas com muita como as com pouca infra-estrutura possam reproduzi-las”, conta Déborah.
 
Uma aula sobre o coração e os vasos sanguíneos, por exemplo, utiliza desde imagens simples dos órgãos desenhadas pelos alunos até um modelo de coração montado com placas de isopor e canudos de plástico. Então, são reconhecidas as válvulas e cavidades e é mostrada a diferença entre veias e artérias. Após uma explicação dos movimentos de sístole e diástole, é sugerido ao professor um exercício do tipo “Qual é a palavra?”, no qual os alunos devem desembaralhar as letras oferecidas de modo a formar uma palavra.
 
Dentre os roteiros produzidos entre 1998 e 2001, os mais interessantes foram selecionados e expostos no site do projeto e em um CD-ROM. Os roteiros são divididos por série e por tema, e cabe ao usuário decidir onde buscá-los. Cada roteiro oferece uma versão no formato PDF para facilitar a impressão, além de anexos com figuras e exercícios, entre outros, de acordo com a necessidade do assunto. Não há imagens no corpo do roteiro e alguns termos possuem links para um glossário não muito extenso. Todos os roteiros apresentam os autores e, a maioria, a bibliografia.
 
O público alvo são os professores de ensino fundamental, que nem sempre dispõem de recursos diversificados para usar nas aulas. Ana Lúcia ressalta, no entanto, que os cerca de 40 roteiros apresentados de nada valem sem o conhecimento prévio do assunto lecionado. ”Não é nosso objetivo suprir conteúdo teórico.”
 

Os alunos continuam trabalhando e já existem muitos outros roteiros produzidos. A partir deste ano, o site será atualizado com aqueles elaborados entre 2002 e 2004. Todo o material produzido está disponível na biblioteca do IB epode ser copiado por professores que desejarem aplicá-lo em sala de aula. A biblioteca do Instituto de Biociências da USP fica no Edifício Paulo Sawaya, Centro Didático (Rua do Matão, 303, Cidade Universitária, São Paulo). Interessados em adquirir o CD-ROM devem escrever para a professora Ana Lúcia Brandimarte


Rachel Dimetre
Especial para a CH On-line
11/08/05