Mais famosa equação de Einstein passa em novo teste

null

O aparelho ao lado, construído pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (EUA) e batizado de GAMS4, foi usado nos testes para confirmar a validade da fórmula E=mc 2
(foto: Artechnique / cortesia ILL).

O aparelho ao lado ajudou a comprovar a mais famosa conhecida física do mundo, E=mc 2 , que postula uma equivalência entre massa (m) e energia (E) – c equivale à velocidade da luz. Proposta por Albert Einstein na teoria da relatividade, sua validade foi testada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em parceria com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (Nist), ambos dos EUA.

Uma equipe do Nist mediu a energia emitida por átomos de silício e enxofre, utilizando um espectrômetro especial. Paralelamente, um grupo do MIT mediu a massa desses átomos com uma espécie de “armadilha eletromagnética”. Foi encontrada uma forte correlação na equação – segundo os cálculos, a energia difere de mc 2 em apenas 0,0000004. O resultado, relatado na edição de 22 de dezembro da revista Nature , é 55 vezes mais preciso do que medições anteriores para checar a equação.
 
Clique aqui para ouvir uma explicação sucinta e acessível da fórmula E=mc 2 feita pelo próprio Einstein (em inglês; arquivo em formato MP3 de 109 KB). A gravação, também disponível no site do Instituto Norte-americano de Física , foi extraída do documentário Atomic Physics (copyright J. Arthur Rank Organization, Ltd., 1948.). Confira a seguir a transcrição e a tradução da fala de Einstein.
 
“It followed from the special theory of relativity that mass and energy are both but different manifestations of the same thing – a somewhat unfamiliar conception for the average mind. Furthermore, the equation E is equal to m c-squared, in which energy is put equal to mass, multiplied by the square of the velocity of light, showed that very small amounts of mass may be converted into a very large amount of energy and vice versa. The mass and energy were in fact equivalent, according to the formula mentioned above. This was demonstrated by Cockcroft and Walton in 1932, experimentally.”
 
“Infere-se da teoria da relatividade especial que massa e energia são manifestações diferentes de uma mesma coisa – um conceito um tanto estranho para uma mente comum. Além disso, a equação ‘E’ é igual ao produto de ‘m’ e ‘c 2 ’, na qual a energia equivale à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz, mostra que massas muito pequenas podem se converter em enormes quantidades de energia e vice-versa. Massa e energia eram, de fato, equivalentes, de acordo com a fórmula mencionada acima. Isso foi demonstrado experimentalmente por Cockcroft e Walton, em 1932.”
 
Para saber mais sobre a fórmula E=mc 2 , leia também a resenha de uma biografia dessa equação lançada no Brasil em 2001.

Júlio Molica
Ciência Hoje On-line
22/12/2005