“Não é a taça, mas é quase”

A abertura da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, ocorrida nesta terça-feira (22/07) na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco, contou com um momento especial para o Instituto Ciência Hoje. O geneticista, biofísico e um dos fundadores da revista Ciência Hoje Darcy Fontoura de Almeida, falecido em março deste ano, foi o homenageado desta edição do maior encontro científico do país.

Presidente de honra da SBPC, Almeida teve um pouco de sua história contada em um teatro de 500 lugares completamente preenchidos e com boa parte do público em pé. Como sua esposa não pôde estar presente, a placa de homenagem foi entregue ao físico Alberto Passos Guimarães, também um dos fundadores da CH e hoje presidente do Instituto Ciência Hoje. Relembrando a Copa do Mundo, após receber a placa, Guimarães levantou-a e disse ao público: “Não é a taça, mas é quase.”

Placa de homenagem
Placa de homenagem da SBPC ao geneticista e biofísico Darcy Fontoura de Almeida, falecido este ano. (foto: Alberto Passos Guimarães)

Nesta quinta-feira (24/07), o presidente do ICH palestrou, junto com o antropólogo Otávio Velho e a geneticista Ana Vasconcelos, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em uma sessão especial em homenagem a Almeida, coordenada pelo físico Ennio Candotti, vice-presidente da SBPC e também cofundador da revista CH.

Mariana Rocha
*

* A repórter foi para a Reunião Anual da SBPC como aluna da Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC).