O cérebro e as boas coisas da vida

O leitor certamente é adepto das pequenas coisas boas da vida: uma noite de amor com a alma gêmea, um café bem forte ao acordar, uma barra de chocolate no meio da tarde, uma cervejinha ao fim do expediente. Ou então uma hora diária de malhação, quem sabe um banho de loja no shopping mais próximo… Em comum, essas atividades têm o fato de propiciar prazer àquele que as pratica.

No cérebro, o prazer se traduz pela ativação de uma estrutura conhecida como o sistema de recompensa. É ela que nos faz querer repetir sempre aquilo que nos dá bem-estar, e a ocorrência de desequilíbrios nessa estrutura pode levar à jogatina compulsiva, à comilança descontrolada, ao alcoolismo — em uma palavra, ao vício. E é justamente a neurociência por trás dos pequenos prazeres mundanos e seus excessos o tema do novo livro de Suzana Herculano-Houzel.

null Em seus 38 ensaios divididos em cinco blocos temáticos, Sexo, drogas, rock’n’roll… & chocolate recorre às últimas descobertas da neurociência para esmiuçar os mecanismos fisiológicos que caracterizam o prazer e o vício. O livro explica, por exemplo, por que algumas pessoas são mais suscetíveis que outras a se tornarem dependentes de drogas, ou qual é o papel do sistema nervoso no orgasmo — Suzana considera os genitais como “meros coadjuvantes para o principal órgão sexual do corpo, o cérebro”.

De quebra, o leitor ainda é brindado com algumas curiosidades: Por que comer raiz-forte (a ’massinha verde’ que acompanha os sushis) provoca aquele arrepio característico? Por que a música-chiclete que você ouviu de manhã não sai da sua cabeça? As respostas estão todas no livro.

É desnecessário apresentar Suzana ao leitor da CH on-line : ele provavelmente já incorporou à lista de seus pequenos prazeres a leitura semanal da coluna que ela mantém no site. Atualizado nas noites de sexta-feira, O cérebro nosso de cada dia (que é também o nome do site mantido por Suzana e de seu primeiro livro) apresenta sob uma perspectiva bem-humorada as novidades da pesquisa em neurociência.

Em Sexo…, o leitor vai encontrar ensaios similares aos que a colunista publica na CH on-line: textos descomplicados e interessantes, apresentados com a seriedade de quem tem anos de experiência por trás da bancada (atualmente, Suzana é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Sem perder a leveza, os ensaios explicam como foram realizados os experimentos que levam às conclusões apresentadas e citam ao final a referência do artigo científico que relata a descoberta em questão.

O talento de Suzana Herculano-Houzel para a divulgação científica não era novidade. Com Sexo, drogas, rock’n’roll… & chocolate , ela se candidata também a consolidar um pequeno prodígio editorial: seu primeiro livro, O cérebro nosso de cada dia, alcançou o patamar de 15 mil exemplares vendidos (em cinco edições) em cerca de um ano — notável para um livro de divulgação científica lançado por uma autora e uma editora (Vieira & Lent) estreantes. Que venha o próximo!

Sexo, drogas, rock’n’roll… & chocolate –
o cérebro e os prazeres da vida cotidiana
Suzana Herculano-Houzel
Rio de Janeiro, 2003, Vieira & Lent
220 páginas

Bernardo Esteves
Ciência Hoje On-line
05/06/03