‘O Instituto’ abre suas portas

Junho é um mês de grandes comemorações para o Instituto Ciência Hoje e a CH On-line entra de vez nessa festa com a inauguração de uma nova área: ‘OInstituto’. É com muita alegria que convidamos você, amigo leitor, a explorar esse novo espaço e mergulhar de cabeça no projeto Ciência Hoje, para conhecer mais sobre nossa história e nossas iniciativas. Afinal, você participou de muitas delas com a gente.

A nova seção vai apresentar sempre as informações mais atualizadas sobre os principais destaques e as atividades mais importantes do Instituto. Na Agenda, você também ficará sempre a par dos eventos promovidos ou apoiadas pelo ICH – e a estreia não poderia ser mais especial, com a programação completa de nossa festa de 30 anos.

Passado e presente da Ciência Hoje

‘O Instituto’ reúne um amplo material histórico sobre a revista e resgata as passagens mais importantes dessas três décadas. É possível explorar, por exemplo, detalhes de sua relação com a reabertura política do país, de seus esforços pela divulgação científica na América Latina e de suas iniciativas eletrônicas pioneiras, antes mesmo da chegada da internet ao Brasil, além de histórias curiosas, como a vez em que a CH quase passou a se chamar Por quê?

A seção Fotos também traz raridades do passado do Instituto, mas faz a ponte com sua realidade presente e exibirá registros atuais dos principais acontecimentos relacionados ao ICH.

Você poderá fazer descobertas como uma série de peças publicitárias da CH gravadas na década de 1980 por artistas como Chico Buarque e Fernanda Montenegro

A nova seção também apresenta os principais projetos e parcerias do Instituto ao longo desses trinta anos e reúne as muitas publicações do ICH. Você poderá fazer descobertas como uma série de peças publicitárias da CH gravadas na década de 1980 por artistas como Chico Buarque e Fernanda Montenegro. 

Voltada, desde sua criação, para o desenvolvimento da pesquisa e da divulgação científica no Brasil, a Ciência Hoje sempre se preocupou com o seu papel social. Por isso, a repercussão dos projetos do ICH na sociedade também ganhou destaque na nova área.

O espaço reúne as premiações nacionais e internacionais concedidas ao Instituto e a seus integrantes e retrata sua constante presença na mídia ao longo das últimas décadas. Mostra, ainda, que o papel de importante divulgador da ciência ocupado pelo ICH tem com frequência feito dele objeto de estudo da própria ciência – um retorno espontâneo à Academia na forma de artigos, monografias, dissertações e teses.  

Queremos saber sua opinião sobre a nossa nova seção institucional e ouvir suas sugestões para deixá-la ainda mais interessante e completa. Fique à vontade para participar da construção conjunta dessa nova parte da CH On-line


Marcelo Garcia

Ciência Hoje On-line