Onipresentes e perigosas

Formigas da espécie Tapinoma melanocephalum,  conhecidas como formigas-fantasma. Por serem adaptadas aos ambientes urbanos, as formigas podem ser veículos para micro-organismos patogênicos em hospitais, representando um risco para os pacientes (foto: Wikimedia Commons).

Elas estão por toda parte. Muitos pensam que, por circular por lugares limpos, as formigas também são limpas e inofensivas. Mas um estudo brasileiro mostrou que elas podem representar um risco à saúde em ambientes hospitalares. Esses insetos podem ser veículos de micro-organismos, muitos deles responsáveis pelas temidas infecções hospitalares.

O estudo foi feito a partir da coleta e análise de 125 formigas no hospital da Universidade de Taubaté (Unitau), no interior de São Paulo. Os resultados, publicados na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, mostram que 98,4% dos insetos analisados tinham em seu corpo micro-organismos como bactérias e fungos.

O estudo foi desenvolvido por Rogério dos Santos Pereira como trabalho de conclusão de curso de biologia, sob orientação da professora Mariko Ueno, da Unitau. Na análise realizada por eles com as 125 formigas coletadas, em diferentes unidades de um hospital universitário, 98,4% veicularam algum micro-organismo.

Dentre as bactérias isoladas, estavam presentes importantes agentes potencialmente patogênicos comumente envolvidos em infecções hospitalares, como enterobactérias e Staphylococcus coagulase negativa. Também foram encontrados nas formigas fungos filamentosos e leveduras.

Entre os 14 tipos de fungos identificados, o Trichophyton rubrum é o mais presente em hospitais brasileiros. Também foram identificados diferentes espécies de Aspergillus, fungos potencialmente patogênicos, sobretudo para indivíduos com a imunidade diminuída – caso de muitos pacientes internados em hospitais. Os ambientes explorados pelas formigas são ideais para a proliferação de fungos, por isso esses dois seres estão muitas vezes associados.

Dispersão rápida
As formigas são vetores ideais dos micro-organismos patogênicos por terem capacidade de se deslocar rapidamente e percorrer áreas extensas. Segundo Mariko Ueno, esses insetos são muito bem adaptados ao ambiente urbano e sua rápida dispersão faz com que elas se encontrem também em hospitais. O fato de esses estabelecimentos muitas vezes serem vizinhos de residências também contribui para isso.

“As formigas muitas vezes migram para aparelhos eletrônicos e embalagens de medicamentos em busca de estabilidade térmica e condições ideais para formação de ninhos”, afirma Ueno. “Os alimentos também funcionam como atrativo extra para essa migração.” Na avaliação dos pequisadores, os resultados mostram que a infestação por formigas é mais um problema sério que deve ser encarado pelos hospitais.

Isabela Fraga
Ciência Hoje On-line
12/03/2009