A nanotecnologia tem mostrado que veio para ficar. Suas possibilidades de uso abrangem os mais diversos campos de pesquisa, como medicina, informática, desenvolvimento de fármacos, alimentos e até cosméticos. Diante da consolidação dessa realidade, o vídeo Nanotecnologia: o futuro é agora mostra que, apesar de seus potenciais benefícios, essa ferramenta, quando usada de modo inadequado, pode prejudicar tanto os seres humanos quanto o meio ambiente.
Se, por um lado, a nanotecnologia oferece a possibilidade de produção de novos materiais e funções para produtos já existentes, por outro, ainda não se sabe quais são as conseqüências de seu emprego a longo prazo. “As nanopartículas são tão pequenas que podem atravessar todas as barreiras biológicas do corpo humano. Podem passar da mãe ao feto, por exemplo. Uma das propriedades dessas partículas é a sua grande mobilidade, inclusive dentro do corpo”, explica Guillermo Foladori, coordenador da Rede Latino-americana de Nanotecnologia e Sociedade no documentário.
O vídeo, realizado pela produtora Último Ato e pela Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma), tem como objetivo familiarizar a sociedade com essa tecnologia que promete dominar a ciência pelas próximas décadas. Em cerca de 45 minutos, doze pesquisadores de diversos países procuram elucidar várias questões sobre o assunto por meio de depoimentos.
Clique na imagem para assistir à primeira parte do documentário Nanotecnologia: o futuro é agora, produzido pelo Instituto Renanosoma e Produtora Último Ato. Clique no link no quadro abaixo para assistir ao resto do vídeo.
Entre os temas abordados estão o conceito de nanotecnologia, seus potenciais, seus riscos e a ética envolvida nesse campo de estudos. O documentário procura ainda mostrar à população a necessidade de uma forte regulamentação da manipulação das nanotecnologias, para que sua técnica não caia nas mãos de quem só visa o lucro e não o bem-estar da sociedade.
Embora tenha pretensões sobretudo didáticas, Nanotecnologia: o futuro é agora não descuida do apelo estético e traz belos efeitos visuais. Faltam, porém, imagens que ajudem a ilustrar e esclarecer os conceitos abordados.
Mesmo assim, o objetivo de informar a sociedade sobre o tema é alcançado, já que as explicações são bem claras e não há uso excessivo de termos técnicos, o que torna o conteúdo do documentário de fácil compreensão para o público leigo.
Nanotecnologia: o futuro é agora
Série Divulgação Científica – Volume 1
São Paulo, 2007
Realização: Último Ato e Renanosoma
Duração: 45min32seg
O filme pode ser assistido gratuitamente ou adquirido
na página da Renanosoma na internet.
Diana Dantas
Ciência Hoje On-line
21/01/2008