Está no ar o novo sítio do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE), iniciativa do Instituto Ciência Hoje (ICH) que há 12 anos ajuda municípios brasileiros a melhorar seus índices de leitura e letramento, contribuindo para o avanço da educação pública no país. Em 2012, teve seu trabalho reconhecido pelo Governo Federal, por meio do prêmio ODM Brasil – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O novo canal foi desenvolvido para promover maior diálogo e interação com professores e gestores da rede pública de ensino, que poderão obter informações e acompanhar todas as novidades do programa.
O sítio dá acesso a vídeos, reportagens e relatos de experiências, que mostram como é possível aprender ciência com instrumentos simples do dia a dia e atividades interdisciplinares, envolvendo língua portuguesa, artes, geografia, história, entre outras áreas.
O PCHAE já atingiu cerca de 600 mil alunos e 13,6 mil professores. Os projetos desenvolvidos no âmbito do programa ultrapassam os muros da escola e são um bom exemplo de como o conhecimento científico pode encorajar o protagonismo infantil, transformando crianças em agentes atuantes e mobilizadores em suas comunidades.
Os resultados registrados por mais de 20 cidades beneficiadas pelo PCHAE comprovam o aprendizado significativo e o estímulo à adoção de novas posturas por parte de alunos, professores e comunidades.
O portal traz ainda relatos e depoimentos de secretários de Educação, educadores e alunos participantes do programa, atestando a sua qualidade.
“É uma parceria que muito contribui em nossos objetivos de elevarmos cada vez mais os patamares da qualidade de educação de nossa cidade”, afirma Ana Cristian Veneno, gerente de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, uma das cidades que adota o PCHAE.
Para o físico Alberto Passos Guimarães, diretor-presidente do ICH, o novo canal do PCHAE na internet é mais uma relevante contribuição do instituto à divulgação científica brasileira. “O portal irá disponibilizar a professores e gestores da rede pública informações importantes sobre esta iniciativa premiada, que tem se mostrado eficaz e capaz de promover avanços na sala de aula, nas comunidades e, até mesmo, elevar o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] dos municípios”, destaca.