Pena que acabou

Durante quatro semanas de atividades, o Instituto Ciência Hoje estimulou a reflexão sobre sua própria história e sobre o espaço e o papel da divulgação científica no Brasil ontem, hoje e amanhã. As comemorações de nossos 30 anos foram marcadas por uma exposição e por uma programação de palestras e oficinas, além do lançamento de um documentário e dois livros.

Para recordar os principais momentos dessa festa, montamos duas galerias de imagens: em uma delas, reunimos registros das palestras, das oficinas e do público que esteve presente na festa. Na outra, você pode conferir mais detalhes da exposição ‘Ciência Hoje 30 anos’. No fim do mês, uma nova oportunidade para conhecer pessoalmente a mostra: ela estará montada na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 22 a 27 de julho em São Luís, no Maranhão.

Recordar é viver

A programação da festa começou em 14 de junho, com uma mesa especial que debateu a trajetória do Instituto e o papel que pretende desempenhar na educação e na divulgação científica nas próximas décadas. Aliás, a tônica das palestras que integraram a programação também foi de avaliação das perspectivas de estudo e divulgação científica em diversas áreas, enquanto as oficinas apresentaram ao público, de forma prática e lúdica, conceitos importantes da biologia, da química, da física e do ensino de ciências para deficientes auditivos. O lançamento dos livros Química Hoje e Terra em Transe também fez parte da programação.

Paralelamente a todas essas atividades, esteve em cartaz a exposição ‘Ciência Hoje 30 anos’, que propôs um mergulho na história da publicação e da divulgação científica brasileira e na trajetória político-econômica e cultural do país. Junto com a mostra, foram exibidos o documentário ‘Ciência Hoje 30 anos’ – que resgata passagens do início da CH e discute suas iniciativas atuais – e um vídeo com depoimentos de leitores e ex-funcionários do ICH. Assista ao documentário, veja os depoimentos e navegue pela galeria de fotos da exposição.

Confira a cobertura de todas as atividades, a galeria de fotos das comemorações e os vídeos produzidos durante a festa. Leia também um artigo sobre os 30 anos do ICH publicado por Renato Lessa, diretor-presidente do Instituto, no número 294 da revista Ciência Hoje, edição comemorativa de aniversário.
Para não deixar a festa acabar
Acervo liberadoAs comemorações na Casa da Ciência acabaram, mas nada de clima de fim de festa – é hora de seguir em frente e começar a construir os próximos 30 anos do ICH. E a primeira providência é fazer a vontade de nossos leitores: depois da grande repercussão nas redes sociais, decidimos prolongar o período de acesso gratuito ao acervo virtual da revista até o fim do mês. Isso mesmo, até o dia 31 continua tudo liberado, todas as edições da CH na íntegra e de graça na internet, inclusive o número 294, nosso especial de 30 anos. Aproveite!

Marcelo Garcia
Ciência Hoje On-line