Prêmio que veio do útero

Em outubro de 2012, a matéria ‘Bebês digitais’, publicada na CH On-line, apresentou uma nova tecnologia brasileira que permite identificar, de forma tridimensional e com detalhamento maior que as técnicas atuais, bebês ainda dentro do útero. Bem menos de nove meses depois, veio a boa nova: a reportagem, de autoria da jornalista Sofia Moutinho, recebeu uma menção honrosa no 7º Prêmio de Jornalismo & Saúde, promovido pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro (Sindhrio).

A nova técnica, além de permitir identificar o sexo dos bebês – e até imprimir uma réplica de acrílico ou gesso de seus corpinhos – pode ajudar a avançar ainda mais o diagnóstico por imagem dos fetos, antecipando problemas de formação ao possibilitar a navegação virtual por dentro de seus órgãos.

Sofia Moutinho
Assinada por Sofia Moutinho, repórter da ‘Ciência Hoje On-line’ e da revista ‘Ciência Hoje’, a matéria ‘Bebês digitais’ recebeu menção honrosa na competição. (imagem: Fred Furtado)

A tecnologia foi desenvolvida por médicos e designers da empresa Tecnologia Humana, incubada no Instituto Nacional de Tecnologia (INT). O processo extrai a informação digital dos próprios aparelhos de ultrassonografia 3D e trabalha em programas de edição de imagens específicos, que permitem refinar a imagem e obter uma réplica digital do feto.

Concorreram ao 7º Prêmio de Jornalismo & Saúde mais de 70 jornalistas, de cerca de 30 veículos de sete estados brasileiros. O objetivo da premiação é valorizar o trabalho da imprensa e estimular o debate acerca dos desafios do setor de saúde.

O júri avaliou os trabalhos inscritos a partir de critérios como importância social, oportunidade, qualidade do texto, profundidade e abrangência do tema abordado, além do grau de dificuldade para sua produção. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu nesta segunda-feira (03/12), no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.  

Confira todos os vencedores na página do Sindhrio.

Marcelo Garcia
Ciência Hoje On-line