Aliados na avaliação da contaminação ambiental

Técnica de radiocarbono aplicada a algas marinhas vem sendo usada com sucesso para identificar contaminação por combustíveis fósseis. Método pode ser útil em casos de derramamentos de petróleo, com grande impacto ecológico.

Ao longo dos últimos anos, micro e macroalgas vêm sendo bastante utilizadas como biorremediadores ambientais (reduzindo ou removendo naturalmente poluentes), dada a sua elevada capacidade de absorção de contaminantes e reciclagem de nutrientes. A biorremediação atua de modo a acelerar o destino natural dos poluentes que podem causar grande impacto ecológico. É o caso de materiais de origem fóssil, como óleo bruto e outros subprodutos do petróleo.

O radiocarbono (14C) é um átomo radioativo produzido nas camadas superiores da atmosfera pela interação de raios cósmicos (partículas altamente energéticas) com átomos de nitrogênio (14N). Após ser formado, o 14C é absorvido pelas plantas durante a fotossíntese e assim é incorporado aos organismos vivos por meio da cadeia alimentar.

Carla Carvalho