Aprender com as plantas

No Ano Internacional da Saúde das Plantas, um livro sobre a inteligência dos vegetais é um impulso animador para se observar a natureza para além da paisagem e lutar contra a sua depredação.

Em tempos de amplo descaso com a natureza, compreender como as plantas funcionam, se defendem sem poder caminhar, pulsam sem ter músculos e se lembram sem ter uma memória convencionalmente aceita, como a dos animais, parece ser uma boa pedida – especialmente se a linguagem é clara e de fácil compreensão. Essa é a proposta do livro Revolução das Plantas, do italiano Stefano Mancuso, professor e pesquisador da Universidade de Florença, onde dirige o Laboratório Internacional de Neurobiologia Vegetal.  Sua obra literária em divulgação científica é ampla, focada em curiosidades sobre o funcionamento plantas, com base em experimentos científicos comprovados.

Com uma extensa rede de colaboradores em todo planeta, Mancuso é reconhecido internacionalmente por seu empenho em testar, cientificamente, a inteligência das plantas. Em sua nova obra, propõe expandirmos nosso olhar sobre esses seres vivos para aprendermos seus segredos e usá-los como recursos inspiradores na solução de problemas práticos da humanidade.

Revolução das Plantas
Stefano Mancuso (tradução: Regina Silva)
Ubu Editora, 2019, 192 p.

Claudia Rezende