Cartografia: dos mapas simples à era do big data

Livro reúne 16 artigos que mostram a evolução dessa ciência, suas inovações e aplicações no estudo de problemas atuais e na previsão de cenários futuros

Cartografias do ontem, hoje e amanhã

Carla Bernadete Madureira Cruz, Manoel do Couto Fernandes e Paulo Márcio Leal de Menezes (Orgs.)
Editora Appris, 2022, 528 p.

Atualmente, diversos aspectos das relações da sociedade com o meio ambiente se apresentam interdependentes, multidimensionais e complexos, o que requer, para sua compreensão, inovações que se utilizam da revolução introduzida com o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação.

Nesse cenário, o uso da geoinformação surge como determinante para os estudos ligados a fenômenos no território, que apresentam manifestação geoespacial e, muitas vezes, também temporal. O mapa deixa de ser então um produto trivial e passa a ser um conjunto de representações associadas a aspectos espaço-temporais que nos permitem analisar os arranjos espaciais de processos que ocorrem em diferentes planos de escala, passados e presentes, por meio de estruturas adequadas às suas representações bi e tridimensionais. Isso torna possível tratar e compreender problemas socioespaciais e socioambientais correntes, assim como criar cenários para fluir no espaço geográfico do território analisado ao longo do tempo.