Contextualização para apresentar a astrofísica

Livro convida a uma viagem do micro ao macro na natureza, com uma abordagem na origem dos elementos químicos e sua conexão com a nossa vida e a evolução do Universo.

Todo livro que tem como intuito despertar o interesse pela ciência para um público alvo de educadores e estudantes do ensino médio é de uma importância considerável em países como o nosso. Astrofísica para a Educação Básica tem esse propósito, apresentando o que há de fascinante na astronomia, que, por ser interdisciplinar e por escolha dos autores, também transpassa a física, a química, a matemática, a história e a filosofia.

Sua Introdução contextualiza a importância da astronomia em despertar o interesse nas pessoas em ciências e demonstra como o conhecimento sobre a matéria evoluiu na humanidade. Logo na sequência é apresentada a tabela periódica e a história de como o cientista que a criou organizou os elementos por suas características físicas e químicas. Com isso, são expostos conceitos da física de partículas e da mecânica quântica ao falar dos átomos. Um jogo didático de cartas sobre a tabela se mostra bem interessante.

Os demais capítulos tratam de temas diversos. A luz, suas propriedades físicas e como se dá sua interação com a matéria merecem destaque. Também entra em cena a história do Universo, via Teoria do Big Bang. A formação, a evolução e a morte das estrelas são objetos de um capítulo inteiro, que inclui ainda a demonstração do famoso e importante diagrama Hertzsprung-Russell (HR). Para fechar, uma abordagem sobre a distribuição dos elementos químicos no Sistema Solar e na nossa galáxia, a Via Láctea.

Astrofísica para a Educação Básica – a origem dos elementos químicos no Universo
Alan Alves Brito e Neusa Teresinha Massoni
Appris Editora, 2019, 165 p.

Wailã Cruz
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro