Física: uma ciência experimental

Na física, prática e teoria se retroalimentam. Experimentos podem levar a novos modelos teóricos. E estes impulsionam a imaginação dos físicos nos laboratórios. É esse diálogo constante que torna essa ciência tão fascinante e desafiadora

CRÉDITO: ADOBESTOCK

A ciência é um dos empreendimentos humanos mais bem-sucedidos. Sua maneira particular de construir uma visão do mundo permitiu levar a humanidade a um alto patamar de desenvolvimento, embora, por vezes, isso também tenha produzido malefícios – principalmente quando o conhecimento científico é usado para fins moralmente inaceitáveis.

A física é um dos ramos da ciência que se propõem a entender os fenômenos em sua forma mais fundamental. Seus diferentes modelos e teorias são capazes de explicar fenômenos que vão da escala subatômica até a do universo como um todo.

Esse grande sucesso decorre do fato de que as ideias da física não só surgem de experimentos cuidadosos, mas também são validadas por eles – essa é uma característica marcante dessa ciência.

Para mim, físico experimental, isso é fascinante e me permitiu construir uma compreensão peculiar da natureza.