O grande feito de Einstein

A relatividade geral fez 100 anos. Essa centenária teoria da gravitação idealizada por Albert Einstein não diz respeito apenas ao universo, galáxias, estrelas… Ela está presente em tecnologias de nosso cotidiano e nos ajuda no trânsito e nas comunicações, por exemplo.

Este ano, foram comemorados eventos importantes em diversos campos do conhecimento. Sem dúvida, um dos que mais se destacaram na área da física foi a comemoração dos 100 anos do eclipse solar que ajudou a validar a teoria da relatividade geral (TRG), proposta pelo físico de origem alemã Albert Einstein (1879-1955) e uma das maiores obras do pensamento humano.

A TRG surgiu a partir da necessidade de se ampliar o alcance da relatividade restrita, publicada por Einstein em 1905. Essa teoria é baseada em dois simples postulados: i) as leis da física devem ser as mesmas em qualquer referencial inercial (em termos simples, para qualquer observador que esteja parado ou se movendo com velocidade constante); ii) a velocidade da luz no vácuo (cerca de 300 mil km/s) é a mesma para qualquer observador.

Departamento de Física,