O universo sob lentes matemáticas

De forma simples e instigante, livro nos conduz em um passeio pelo cosmos, abordando questões sobre sua origem, estrutura e composição e trazendo aspectos matemáticos desse tema.

Todo mundo gosta de uma visita guiada. Ainda mais quando ocorre em um lugar com o qual temos alguma familiaridade, sobre o qual sabemos (ou achamos que sabemos) algo, como um museu que contém pinturas e esculturas que já vimos antes. O livro Desvendando o cosmo, do matemático britânico Ian Stewart (1945 -), é praticamente isso: uma visita guiada pelo autor e na qual o museu é o universo.

A visita começa pelo Sistema Solar. Nada poderia ser mais familiar – quase nos sentimos no banco dos primeiros anos escolares. Mas, se começamos com a ideia de que o Sistema Solar é formado pelo Sol e mais oito planetas, com algumas luas e a visita ocasional de uns cometas, isso muda rapidamente, e logo percebemos o quão rico ele é. De forma instigante, o livro apresenta perguntas simples, entre elas: Como o Sistema Solar se formou?  De onde vem a água do nosso planeta? O que vai acontecer no futuro muito, muito distante? Essas questões, muito naturais e antigas, continuam sendo investigadas, e, por mais surpreendente que seja, muitas delas continuam sem resposta.

Desvendando o cosmo – Como a matemática nos ajuda a compreender o universo
Ian Stewart
Editora Zahar, 2020, 408p.

Marco Moriconi