Pequenas perguntas, grandes questões

Como é feita a escolha dos nomes científicos?

Quem escolhe o nome científico de um novo organismo são os pesquisadores que o descrevem formalmente,em livros ou revistas especializadas, após concluírem que ele tem características que o diferem das demais espécies conhecidas. Mas os nomes científicos precisam seguir normas dos códigos internacionais de nomenclatura (CIN).

Henrique Caldeira Costa
Programa de Pós-Graduação em Zoologia,
Universidade Federal de Minas Gerais

Quais são as principais moedas virtuais e como funcionam?

A principal moeda virtual – ou criptomoeda – é, sem dúvida, o bitcoin. Trata-se de uma moeda eletrônica com protocolo de transferência peer-to-peer, ou seja, um tipo de dinheiro digital que não precisa de uma instituição financeira para ser movimentado. O histórico de todas as suas movimentações fica registrado em um banco de dados descentralizado, chamado blockchain. Uma cópia desse histórico é guardada em todos os chamados ‘full nodes’ dessa rede, o que a torna confiável.

Olivia Saa
Instituto de Matemática e Estatística
Universidade de São Paulo

Quais são as mudanças propostas pelo projeto de lei que flexibiliza o uso de agrotóxicos no Brasil (PL 6.299/2002) e quais seriam seus efeitos?

No final de junho de 2018, uma comissão especial da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, aprovou parecer que propõe a mudança da legislação brasileira sobre agrotóxicos, o que inclui propostas que flexibilizam o registro de agrotóxicos no Brasil. Trata-se de um substitutivo ao projeto de lei (PL) nº 6.299/2002, ao qual foram apensados outros 29 PLs que propõem alterações na lei nº 7.802/1989.

André Campos Búrigo
Fundação Oswaldo Cruz
GT Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva
GT Saúde da Associação Brasileira de Agroecologia