Retrato numérico do Brasil

A história e a evolução das iniciativas de contagem e análise das características da população do país são tema do primeiro de uma série de textos sobre o Censo Demográfico Brasileiro.

Somos mais de 207 milhões de brasileiros! Mas, afinal, quem contou?E como essas pessoas se distribuem no território?Em âmbito nacional, a população é contada e caracterizada por meio do Censo Demográfico Brasileiro. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é responsável por organizar e implementar essa empreitada, que constituia principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população e de seus domicílio sem todos os municípios do país. Esse esforço, extremamente complexo, principalmente para um país de grandes dimensões territoriais como o nosso, é realizado a cada 10 anos. Mas nem sempre foi assim.

Desde o Brasil império são realizadas ações para se conhecer a população brasileira. O Censo Geral do Império, realizado em 1872, é considerado historicamente o primeiro censo demográfico do país. Antes disso, em 1808, houve um esforço para contagem populacional por motivos militares relacionados ao alistamento. Mas sua eficácia e a veracidade dos dados são questionadas.

Distribuição da população brasileira no território nacional, segundo o Censo Demográfico 2010.
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010.

Paula Maria Moura de Almeida e Carla Madureira Cruz

Departamento de Geografia, Instituto de Geociências
Universidade Federal do Rio de Janeiro