Talento precoce confirmado e premiado

Definir com segurança a carreira profissional ainda na adolescência é algo raro, mas aconteceu com Alessandra Filardy, imunologista da UFRJ, que, em 2022, foi premiada pela revista Nature por seu trabalho como orientadora

CRÉDITO: FOTO CEDIDA PELA AUTORA

A escolha da profissão aconteceu quando eu ainda cursava o ensino médio. Eu tinha um grande entusiasmo pela biologia, mas a participação de uma professora foi crucial para que eu, com apenas 15 anos, encontrasse a minha verdadeira vocação. Foi Eiler Fritsch Toros, professora do Colégio Pedro II e também do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), quem despertou em mim o interesse pela ciência, em especial, pela microbiologia e pela imunologia, quando eu cursava o primeiro ano do ensino médio. A curiosidade pelo mundo microbiano e pela reação do organismo frente aos “invasores” era alimentada pela Dra. Eiler através do empréstimo de livros de biologia celular, histologia e fisiologia, com a recomendação de leitura dos capítulos sobre o sistema imune. Mesmo que ainda complicado para meu entendimento, achava Imunologia fascinante e “cobria” a Dra. Eiler de perguntas ao final de suas aulas.

Alessandra Filardy