Um futuro inevitável na conquista do espaço

Os conceitos iniciais de jornadas ‘extraterrestres’ eram fascinantes e repletos de sensacionalismo. Diversos escritores de ficção científica sonharam com as aventuras planetárias e a expansão do Homo sapiens para o espaço sideral. Porém, no mundo real, devemos considerar os detalhes técnicos e essenciais. Por exemplo: de onde virão a água líquida e o ar respirável? Quais as fontes de energia e como os resíduos serão reciclados? Será possível cultivar vegetais? Essas são algumas das questões práticas de sobrevivência em condições inóspitas que devemos considerar.

Vivemos um momento com grandes avanços tecnológicos e muitas pesquisas sobre exploração espacial. Em paralelo, passamos por uma grande revolução científica relacionada à relevância da microbiologia para a vida como a conhecemos na Terra. A cada dia, novas descobertas confirmam e ampliam nosso conhecimento sobre a importância dos microrganismos para a manutenção de todas as formas de vida em nosso planeta.

Os microrganismos têm participação ativa em todos os grandes ciclos biogeoquímicos e fazem parte do microbioma (a coleção de microrganismos) de praticamente todas as plantas e animais, incluindo o ser humano. Diversos estudos e novas evidências destacam a relação do microbioma humano com nossa saúde, nosso bem-estar e também com diversas doenças, como diabetes, alguns tipos de câncer, enfermidades degenerativas, obesidade, depressão, entre outras.

Alexandre Soares Rosado

Instituto de Microbiologia
Universidade Federal do Rio de Janeiro