Reconhecimento facial em três dimensões

 

null

 

Alguns dos rostos da base de dados usada em pesquisas de reconhecimento de faces feita no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. (reprodução).

Uma técnica recém-criada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) deve permitir avanços consideráveis nas pesquisas voltadas para o reconhecimento facial feito por máquinas. A estratégia, denominada ‘medida de interpenetração de superfícies’, permite obter alinhamentos precisos entre diferentes vistas de um mesmo objeto. Combinadas, tais vistas geram um modelo tridimensional, que elimina erros ligados à interpretação de imagens em duas dimensões.
 
Se, para uma pessoa, identificar um rosto é tarefa simples, para máquinas o processo é bastante complexo. O reconhecimento de faces já é usado em sistemas de acesso e segurança, mas apresenta limitações que as pesquisas atuais com modelos tridimensionais pretendem superar. A imagem bidimensional, obtida por câmeras convencionais, sofre influência da iluminação (os elementos da imagem analisados estão relacionados com a quantidade de brilho recebida e refletida); então, alterar a posição ou a intensidade da fonte de luz interfere no resultado. Um sensor 3D elimina o problema, pois registra a estrutura do objeto: a informação que ele produz se refere às distâncias dos pontos do objeto (ou do rosto) até o sensor.
 
O objetivo inicial dos trabalhos desenvolvidos nessa linha no Departamento de Informática da UFPR, sob coordenação da pesquisadora Olga Bellon, era construir réplicas de artefatos arqueológicos para exposição em museus virtuais – uma forma de preservação digital para o caso de acidentes que levam à perda de obras originais. Logo se percebeu que a medida seria útil também para o reconhecimento de faces.
 
A medida foi aplicada inicialmente a uma pequena base de imagens captadas por sensores 3D. O grau de discriminação obtido foi maior do que o que se conseguia até então com o auxílio de outras medidas conhecidas, sobretudo no caso de um mesmo indivíduo com expressões diferentes. Com o sucesso dos resultados, a equipe explorou uma base maior, de 778 indivíduos, registrando taxa de acerto de 99,9% na análise de pessoas diferentes e de 93,8% na análise de um mesmo indivíduo com expressões diferentes. “Nosso método é inovador por ser capaz de avaliar com precisão elevada se as imagens são de uma mesma pessoa quando suas expressões se modificam; isso não funcionava nos outros métodos”, afirma Bellon.
 
Entre as biometrias (medidas de características físicas que permitem distinguir uma pessoa de todas as outras), a mais familiar está relacionada com o reconhecimento facial. É por meio do rosto que normalmente se reconhece um indivíduo.
 
Em sistemas de segurança, o reconhecimento facial é o método de identificação menos invasivo que se conhece, pois pode ser feito sem que a pessoa perceba que está sendo analisada e dispensa, por exemplo, que ela suje os dedos de tinta, como ocorre nas tomadas de impressões digitais. Quando a nova tecnologia tiver se disseminado amplamente, a memorização de senhas deverá se tornar obsoleta em muitas circunstâncias associadas a sistemas de acesso e segurança.
 

A desvantagem da nova tecnologia é que os sensores que permitem a geração de imagens em três dimensões são muito caros. Mas o aprimoramento da técnica tem levado a uma significativa redução de custos, e a previsão é de que, em futuro breve, os novos sensores serão uma realidade no dia-a-dia das pessoas.

Helen Mendes
Especial para a CH On-line/PR
09/09/05