A influência Kongo na cultura brasileira

A influência Kongo na cultura brasileira

Setor Curricular de História
Colégio de Aplicação da UFRJ

Há muito tempo que as Ciências Humanas não trabalham mais com concepções de pureza cultural. As pesquisas sobre as fronteiras étnicas e as trocas culturais que elas possibilitam não apenas enriquecem o estudo sobre macroprocessos históricos (como a diáspora africana para as Américas) como demonstram que elas são, em si mesmas, fenômenos importantíssimos de serem compreendidos, por revelarem complexas dinâmicas de negociação e resistência. A presente atividade busca refletir sobre essas dinâmicas no caso das reelaborações de tradições de matriz Congo-Angola no Brasil, especificamente aquelas relacionadas à coroação do Rei e Rainha do Congo, e as celebrações ocorridas no âmbito das irmandades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Possibilidades de abordagem:

  • Localizar geograficamente tanto os reinos de Kongo e Ngola quanto os locais onde, hoje, na América do Sul, festejos se apropriam da coroação do Rei e Rainha do Congo; 
  • Analisar as trocas culturais entre portugueses e congoleses a partir das representações de reis do Kongo em pinturas históricas, destacando as dinâmicas de poder envolvidas; 
  • Examinar os festejos de coroação do Rei e Rainha do Congo na América do Sul e a atuação das irmandades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito como práticas de resistência cultural em um contexto diaspórico.

Atividade sugerida:

A atividade parte de uma dinâmica de localização espacial. Em um mapa-múndi político atual, o docente deve localizar, com marcador permanente, as regiões aproximadas dos reinos de Kongo e Ngola. O mapa pode ser afixado no quadro da sala ou em uma de suas paredes. Em seguida, os estudantes serão divididos em grupos e deverão analisar algumas imagens com representações dos reis católicos do Kongo (link disponível em “Explore+”). A ideia é que eles consigam encontrar, nessas imagens, elementos tradicionais das monarquias católicas europeias, mas também elementos destoantes, que representem as adaptações às tradições locais. 

A partir daí, o docente deve conduzir uma discussão com a turma, a partir das questões: quais interesses os reis do Kongo podem ter em incorporar o catolicismo às suas práticas culturais? Esse gesto representa um apagamento das tradições anteriores? 

Após analisar as dinâmicas de poder envolvidas na apropriação do catolicismo por esse grupo, é importante caracterizar o reino do Kongo como um dos principais responsáveis pelo tráfico negreiro em África, de modo que os elementos discutidos até aqui atravessam o Atlântico e chegam ao Brasil. 

Nessa etapa da atividade, os grupos de estudantes já previamente separados deverão ler trechos selecionados do artigo “A influência Kongo na cultura brasileira”, de Larissa Oliveira e Gabarra, publicado em CH 415. Cada grupo lerá um trecho correspondente à tradição de coroação do Rei e Rainha do Congo (e às celebrações ocorridas no âmbito das irmandades de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito) em cidades diferentes do Brasil e da América do Sul.

O trabalho a partir daí será aprofundar as pesquisas sobre essas manifestações culturais, com cada grupo apresentando para a turma os seus resultados. A ideia é que o foco dos grupos seja o caráter de resistência da permanência desses elementos. Em cada apresentação, a depender do tempo disponível, vídeos e imagens podem ser exibidos, bem como encenações das congadas e de outros festejos podem ocorrer. 

Cada grupo deve localizar no mapa-múndi afixado na parede ou no quadro a(s) cidade(s) com a(s) qual(is) trabalhou, de modo que, ao final da atividade, a turma tenha montado um mapa de influências culturais do reino do Kongo na América do Sul atual. Imagens dos monarcas do Kongo e dos festejos nessas cidades também podem ser anexadas ao mapa, tornando-o ainda mais interativo.

Recursos utilizados:

  • Mapa-múndi; 
  • Marcador permanente;
  • Imagens dos reis do Kongo, em impressão preferencialmente colorida; 
  • Seleção de trechos do artigo de Larissa Oliveira e Gabarra, publicado em CH 415, impressos separadamente; 
  • Ambiente virtual para pesquisa sobre os festejos; 
  • Projetor, computador e caixa de som para as apresentações dos trabalhos dos estudantes.

Explore+

WIKIPEDIA. Lista dos reis do Congo (com suas respectivas representações). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_dos_reis_do_Congo .