O texto intitulado “A revolução da mecânica quântica”, publicado na coluna “Desvendando o cosmos” de CH 413, discorre sobre as contribuições da Física no final do século XIX e início do século XX que deram origem à mecânica quântica. Todo o conhecimento acerca das partículas subatômicas – elétrons, prótons e nêutrons – advém dessa época e, aos poucos, a natureza dual partícula-onda foi assumida pelos cientistas por meio de experimentos e teorias.
A dica de Química enfatiza o modelo atômico de Bohr, conhecido como semi-quântico, ou seja, um modelo que representa a transição para o modelo quântico de Schödinger.
A concepção de átomo vem desde os atomistas gregos, há mais de 2.500 anos até o presente, passando por vários modelos, sendo os cinco principais abordados na escola os modelos de J.Dalton, J. Thomson, E. Rutherford, N. Bohr e E. Schödinger. A apresentação dos modelos atômicos segue a cronologia das várias contribuições da Física no entendimento da estrutura do átomo. O professor, ao apresentar a evolução dos modelos atômicos, pode chegar até o modelo de Schödiger. Entretanto, é o modelo de Bohr que apresenta, de forma mais simplificada, a composição do núcleo e a distribuição dos elétrons na eletrosfera.
Para aprender a estrutura dos átomos dos elementos químicos e seus íons, o professor pode utilizar um simulador virtual para que os alunos, de forma individual ou em duplas, construam os átomos dos elementos químicos a partir do modelo de Bohr. Para tanto, pode ser usado o simulador “Monte uma átomo”. Uma alternativa é montar os modelos atômicos dos elementos utilizando uma folha de papel, na qual são desenhadas as camadas eletrônicas, e as partículas subatômicas são representadas por bolinhas de massa de modelar de diferentes cores.
Monte um átomo. Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/build-an-atom. Acesso em set de 2024;
Clapp, E. Model atomic structure with playdough. Disponível em: https://edu.rsc.org/ideas/model-atomic-structure-with-playdough/4019565.articlen. Acesso em set 2024.