A vida sexual de serpentes e lagartos

BIOLOGIA EVOLUÇÃO CONSERVAÇÃO

A vida sexual de serpentes e lagartos

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O artigo “A vida sexual de serpentes e lagartos”, publicado na CH 417, apresenta detalhes anatômicos, fisiológicos e comportamentais de serpentes e lagartos e sua importância para a sobrevivência desses répteis. Nesta dica, vamos explorar a abordagem presente no texto que explica essa diversidade de estruturas do ponto de vista ecológico e evolutivo. Assim, aspectos básicos de ecologia e evolução para estudantes do ensino médio podem ser tratados a partir de um caso concreto: a diversidade de estruturas e comportamentos reprodutivos de serpentes e lagartos.

Possibilidades de abordagem:

  • Apresentar a diversidade de estruturas e comportamentos reprodutivos entre serpentes e lagartos;
  • Discutir essa diversidade de acordo com as possíveis vantagens evolutivas que seus portadores apresentam nos ambientes onde vivem.

Proposta de atividade:

Os estudantes devem ser divididos em grupos e todos devem ler o artigo “A vida sexual de serpentes e lagartos”, publicado na CH 417. Em seguida, cada grupo pode discutir as questões colocadas abaixo e redigir uma resposta. Cada grupo combina e prepara uma apresentação oral, com auxílio ou não de apoio audiovisual.

Questões:

– Por que os ovários e “os testículos podem ser mais alongados e cilíndricos ou menores e mais arredondados” em serpentes, enquanto nos lagartos “os testículos são mais ovoides e com uma assimetria menos acentuada”? Dica: 90% das serpentes tem apenas um pulmão funcional. O esquerdo é atrofiado ou ausente.

– Qualquer estrutura ou comportamento de um ser vivo tem um custo energético e de nutrientes para ser formado. Os pesquisadores concluem, portanto, que quando muitos indivíduos apresentam uma estrutura, ou comportamento, esse custo é compensado por alguma vantagem. Tendo isso em mente, responda as questões seguintes:

a) Que vantagem os portadores do plugue copulatório trouxe para os machos portadores dessa estrutura?

b) Que vantagem os adornos do hemipênis de algumas serpentes podem ter para compensar o custo de sua formação?

 

– Explique para a turma o que o texto quis dizer com a frase “A viviparidade evoluiu pelo menos 121 vezes em lagartos e serpentes.” Se precisarem, peçam ajuda a seu(ua) professor(a).

 

– Como o superaquecimento global da Terra pode afetar as estratégias reprodutivas de viviparidade e oviparidade? Explique sua resposta.

 

– Como você pode ler no texto, muitos machos gastam energia e nutrientes formando estruturas usadas em combates com outros machos e/ou para fazer a corte com as fêmeas. Que vantagens essas estruturas podem ter para os machos? Que tipo de macho as fêmeas escolhem para acasalar? Que vantagens essa escolha pode trazer para elas?

Recursos utilizados:

  • Artigo A vida sexual de serpentes e lagartos”, publicado na CH 417.

Explore +

Cientistas encontram clitóris em cobras fêmeas. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-63979435

Dia do sexo: conheça a (intensa) vida sexual das cobras. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/dia-do-sexo-conheca-a-intensa-vida-sexual-das-cobras