Ciência conectando pessoas

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O artigo “Ciência conectando pessoas”, publicado em CH 407, aborda a participação da população leiga em etapas do processo de produção científica, a saber na elaboração das hipóteses a serem investigadas, na coleta ou análise dos dados, e/ou na divulgação dos resultados obtidos, também conhecida como ciência cidadã. O texto discute e cita exemplos em português e inglês de plataformas que fazem uso de ciência cidadã contributiva, colaborativa e cocriada.

Possibilidades de abordagem:

• Compreender o papel da ciência na sociedade e como a participação popular pode colaborar na construção do conhecimento científico;
  • Explorar as nuances do método científico;
  • Mostrar o uso de plataformas digitais abertas na construção do conhecimento científico.

Proposta de atividade:

Sugerimos a leitura do artigo Ciência conectando pessoas”, publicado em CH 407, e as seguintes questões para debate:

Ao longo do texto algumas descobertas científicas são citadas. Escolha uma delas e especule como os cientistas chegaram a suas conclusões e descreva como ocorreu a participação de cidadãos na pesquisa.

• Quais etapas são necessárias para que uma pesquisa científica aconteça?
  • De que forma a participação dos cidadãos podem contribuir para a produção/divulgação do conhecimento científico?

Em seguida sugerimos que os alunos se dividam em grupos e escolham, caso as condições de conectividade da escola e região permitam, uma plataforma digital apresentada no texto. Os grupos devem fazer um planejamento sobre uma possível contribuição para aquela plataforma e executá-la sob a orientação do professor.

Orientações para a plataforma WIKIAVES: Crie seu perfil com senha. Busque as aves registradas em seu município (aba “espécies”). Observe o registro de aves já feito por outras pessoas (aba “registro”). Tente fotografar, ou gravar o som, de forma nítida, de uma ave. Tente identificar com o auxílio dos registros já feitos. Envie sua foto. Você também pode participar de fóruns de discussão.

Orientações sobre a plataforma GUARDIÕES DA FLORESTA: Crie seu perfil como usuário e não como pesquisador. Procure fotografar uma interação entre animal e planta e preencha com o máximo de dados possíveis que a tela pede.

Orientações para plataforma INATURALIST: Crie seu perfil. Nesse site você pode postar suas observações e participar de comunidades, projetos e fóruns.

Orientações para a plataforma SISTEMA URUBU: na ocasião da escrita deste artigo, a plataforma encontrava-se em manutenção.

Recursos utilizados:

Explore +

AGU Publications. Mapping atmospheric aerosols with a citizen science network of smartphone spectropolarimeters. Disponível em: https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/2014GL061462

Tools for Community water monitoring. https://www.waterrangers.ca/