Ciência conectando pessoas

Ciência conectando pessoas

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O artigo “Ciência conectando pessoas”, publicado em CH 407, aborda a participação da população leiga em etapas do processo de produção científica, a saber na elaboração das hipóteses a serem investigadas, na coleta ou análise dos dados, e/ou na divulgação dos resultados obtidos, também conhecida como ciência cidadã. O texto discute e cita exemplos em português e inglês de plataformas que fazem uso de ciência cidadã contributiva, colaborativa e cocriada.

Possibilidades de abordagem:

  • Compreender o papel da ciência na sociedade e como a participação popular pode colaborar na construção do conhecimento científico; 
  • Explorar as nuances do método científico; 
  • Mostrar o uso de plataformas digitais abertas na construção do conhecimento científico.

Proposta de atividade:

Sugerimos a leitura do artigo Ciência conectando pessoas”, publicado em CH 407, e as seguintes questões para debate:

Ao longo do texto algumas descobertas científicas são citadas. Escolha uma delas e especule como os cientistas chegaram a suas conclusões e descreva como ocorreu a participação de cidadãos na pesquisa.   

  • Quais etapas são necessárias para que uma pesquisa científica aconteça?
  • De que forma a participação dos cidadãos podem contribuir para a produção/divulgação do conhecimento científico?

Em seguida sugerimos que os alunos se dividam em grupos e escolham, caso as condições de conectividade da escola e região permitam, uma plataforma digital apresentada no texto. Os grupos devem fazer um planejamento sobre uma possível contribuição para aquela plataforma e executá-la sob a orientação do professor.

Orientações para a plataforma WIKIAVES: Crie seu perfil com senha. Busque as aves registradas em seu município (aba “espécies”). Observe o registro de aves já feito por outras pessoas (aba “registro”). Tente fotografar, ou gravar o som, de forma nítida, de uma ave. Tente identificar com o auxílio dos registros já feitos. Envie sua foto. Você também pode participar de fóruns de discussão.

Orientações sobre a plataforma GUARDIÕES DA FLORESTA: Crie seu perfil como usuário e não como pesquisador. Procure fotografar uma interação entre animal e planta e preencha com o máximo de dados possíveis que a tela pede.

Orientações para plataforma INATURALIST: Crie seu perfil. Nesse site você pode postar suas observações e participar de comunidades, projetos e fóruns.

Orientações para a plataforma SISTEMA URUBU: na ocasião da escrita deste artigo, a plataforma encontrava-se em manutenção.

Recursos utilizados:

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AGU Publications. Mapping atmospheric aerosols with a citizen science network of smartphone spectropolarimeters. Disponível em: https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/2014GL061462

Tools for Community water monitoring. https://www.waterrangers.ca/