Como surgem as novas espécies?

Como surgem as novas espécies?
coluna Evoé

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Setor Curricular de Biologia
Colégio de Aplicação da UFRJ

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O texto “Como surgem as novas espécies?”, publicado na coluna “Evoé” de CH 431, tem por objetivo discutir as possibilidades de uso, limites e aplicação do conceito biológico de espécie. O texto procura relacionar sua aplicação e limites com a trajetória evolutiva da vida. As espécies seriam uma fotografia de um processo que se dá de maneira contínua pela evolução biológica. Dessa forma, o material estimula uma discussão útil para aprendizagem de conceitos biológicos e evolutivos por estudantes do Ensino Médio.

Possibilidades de abordagem:

  • Discutir a aplicação e os limites do conceito biológico de espécie;
  • Relacionar especiação com a evolução biológica;
  • Aplicar o conceito biológico de espécie a casos concretos.

Proposta de atividade:

A partir da leitura do texto indicado da CH 431, os estudantes devem buscar resolver as seguintes questões em grupo:

  1. Com ajuda do texto “Como surgem as novas espécies?”, redija um parágrafo que busca definir o conceito de espécie biológica. Dica: qual o papel do isolamento reprodutivo?
  2. A partir do conceito que vocês elaboraram, escreva um parágrafo que sugere as dificuldades de aplicação desse conceito às bactérias. Dica: lembre-se de como as bactérias produzem novos indivíduos.
  3. O que são espécies-incipientes ou quase-espécies? Como relacionar esse fenômeno com a história evolutiva dos seres vivos?  Leia também as sugestões 2 e 3 do item “Recursos utilizados”, mais abaixo. 
  4. Considere o caso dos cachorros e lobos. Eles são espécies separadas ou são uma única espécie? Leia também os recursos 2 e 3 para argumentar sua resposta.

Recursos utilizados:

Explore +

As populações que chamamos de espécies. Ciência Hoje. Disponível em https://cienciahoje.org.br/artigo/as-populacoes-que-chamamos-de-especies . Acesso em maio de 2026. 

Conceito Biológico de Espécies. USP. Disponível em https://ecologia.ib.usp.br/evosite/evo101/VA1BioSpeciesConcept.shtml  . Acesso em maio de 2026.