O tema dos direitos humanos é uma preocupação formativa dos diversos projetos político-pedagógicos das escolas brasileiras e aspecto fundamental na elaboração dos currículos. No ano de 2023, completaram-se 75 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em Assembleia Geral da ONU.
Em 2024, outro aniversário que suscita reflexões sobre as violações dos direitos humanos é o dos sessenta anos do golpe de 1964, que instaurou uma ditadura militar no Brasil. A presente entrevista com a diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck, publicada em CH 405, pode ser um disparador de múltiplas reflexões no sentido de ampliar esse debate em sala de aula.
O debate em torno dos direitos humanos ganhou vulto no imediato pós-Segunda Guerra Mundial, com a denúncia dos horrores do Holocausto. Os seus significados, entretanto, foram se modificando com o passar do tempo, e com as novas pautas que se impuseram frente à comunidade internacional. Portanto, sugere-se uma atividade em que as múltiplas dimensões dos direitos humanos possam ser abarcadas, a partir de uma leitura inicial da entrevista com Jurema Werneck, publicada em CH 405. Essas múltiplas dimensões podem ser:
Há diversas formas de se trabalhar com essas chaves. Sugere-se que as turmas sejam divididas em grupos e que os professores conduzam discussões aprofundadas com cada um deles, fornecendo materiais de consulta e orientando o desenvolvimento dos trabalhos. As formas de apresentação também podem variar, indo desde seminários até a apresentação de esquetes ou pocket shows, bem como a produção de cartazes a serem espalhados pela escola. O fundamental é que as turmas que participarem dessa atividade tenham acesso a um amplo debate sobre o significado dos direitos humanos e sua importância na sociedade atual.