Fios e desafios para sobrevivência

Fios e desafios para sobrevivência

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O texto “Fios e desafios para sobrevivência” (CH 399) traz diversas informações sobre diferentes espécies de aranhas, sua diversidade de estratégias de alimentação e de produção de teias, bem como a importância ecológica desse grupo de artrópodes para o controle de vetores de doenças, como os mosquitos. 

Desta forma, o texto é um interessante material para abordar conceitos ecológicos, sejam eles relações intra e interespecíficas e/ou cadeias alimentares, além de discussões sobre a conservação de espécies que, no senso comum, oferecem perigo.

Possibilidades de abordagem:

  •  Identificar e exemplificar tipos de relações ecológicas;
  • Abordar aspectos de controle biológico e equilíbrio ambiental;
  • Discutir sobre a importância ecológica e necessidade de preservação de espécies de aranhas.

Proposta de atividade:

Sugerimos a leitura inicial do artigo “Fios e desafios para sobrevivência (CH 399) – a seção “inovação evolutiva” não precisa ser lida. Em duplas, os estudantes podem localizar exemplos de relações ecológicas descritas no texto, identificando as espécies envolvidas e as pressões seletivas que as favorecem, ou desfavorecem:

1 – relação interespecífica:

(a) competição

(b) predação

(c) cooperação

2 – relações intraespecíficas:

(a) competição

(b) cooperação

Após a identificação dessas diversas relações estabelecidas, sugerimos pedir aos estudantes que escrevam um breve texto sobre as interações de espécies de aranhas em um ecossistema, identificando quais relações ecológicas podem desempenhar o papel de controle biológico e de controle de doenças que afetam os seres humanos. 

É interessante finalizar o debate com uma discussão sobre a necessidade de preservar também os animais, que não fazem parte da fauna mais apreciada pelo público leigo. Muitos desses animais vivem perto de nós, nos causam repulsa e medo, mas a maioria é inofensiva (ver materiais 1 e 2 do Explore +)

Recursos utilizados:

  • Texto “Fios e desafios para sobrevivência” (CH 399)