O texto “Interação e competição entre plantas“, publicado na CH 401, explica o que é metabolismo secundário das plantas, sua importância para a sobrevivência desses organismos e descreve como o metabolismo secundário pode ser usado pelas plantas como estratégia de comunicação entre elas.
Dessa forma, a leitura permite aprofundar a complexidade do metabolismo vegetal e suas relações com o controle biológico de pragas e a agricultura diversificada. Portanto, o texto avança na discussão sobre a importância da preservação da biodiversidade para a superação de desafios socioambientais.
Sugerimos a leitura inicial do artigo “Interação e competição entre plantas”, na CH 401. Em seguida, a turma deve responder individualmente ou em duplas algumas das questões enumeradas a seguir.
A Lei do Patrimônio Genético da Biodiversidade Brasileira (Lei 13123/2015) regulamenta a adequada forma de uso dessas substâncias para fins científicos e pela sociedade em geral. A lei prevê que algumas comunidades tradicionais possuam permissões para uso e exploração desses recursos. Assistam aos vídeos “Comunidades tradicionais e a preservação do meio ambiente” e “Produtos da floresta: sistema agrícola tradicional do Rio Negro”, disponíveis nos links descritos nos recursos utilizados, e exemplifique uma forma de uso da biodiversidade desenvolvida por uma dessas comunidades. Pensando nas consequências do desmatamento, explique a importância dessa lei e das comunidades tradicionais na manutenção e conhecimento de nosso patrimônio genético.
https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade/patrimonio-genetico
https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/populacoes-tradicionais