Interação e competição entre plantas

Interação e competição entre plantas

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O texto Interação e competição entre plantas“, publicado na CH 401, explica o que é metabolismo secundário das plantas, sua importância para a sobrevivência desses organismos e descreve como o metabolismo secundário pode ser usado pelas plantas como estratégia de comunicação entre elas.

Dessa forma, a leitura permite aprofundar a complexidade do metabolismo vegetal e suas relações com o controle biológico de pragas e a agricultura diversificada. Portanto, o texto avança na discussão sobre a importância da preservação da biodiversidade para a superação de desafios socioambientais.

Possibilidades de abordagem:

  • Identificar e exemplificar tipos de relações ecológicas
  • Abordar aspectos de controle biológico e equilíbrio ambiental; 
  • Abordar a importância de matas e biomas nativos como fonte de biodiversidade.

Proposta de atividade:

Sugerimos a leitura inicial do artigo Interação e competição entre plantas”, na CH 401. Em seguida, a turma deve responder individualmente ou em duplas algumas das questões enumeradas a seguir.

  1. O texto trata da comunicação química das diferentes espécies de plantas e cita diversos exemplos. Quais são as formas de liberação desses metabólitos no ambiente?
  2. O texto diferencia dois tipos de relações ecológicas estabelecidas pelas plantas: alelopatia e competição. Defina e diferencie cada uma delas.
  3. A autora nos informa que a “verificação da alelopatia in vivo não é fácil, pois é um tipo de interação complexa”. Descreva brevemente o método utilizado para verificar a ação de diferentes compostos sobre etapas do desenvolvimento das plantas. Quais são as possíveis limitações desse tipo de método para estudar uma “interação complexa”? 
  4. Atualmente são conhecidas cerca de 200 mil substâncias do metabolismo secundário em plantas. Quais são os potenciais usos dessas substâncias na agricultura?

A Lei do Patrimônio Genético da Biodiversidade Brasileira (Lei 13123/2015) regulamenta a adequada forma de uso dessas substâncias para fins científicos e pela sociedade em geral. A lei prevê que algumas comunidades tradicionais possuam permissões para uso e exploração desses recursos. Assistam aos vídeos “Comunidades tradicionais e a preservação do meio ambiente” e “Produtos da floresta: sistema agrícola tradicional do Rio Negro”, disponíveis nos links descritos nos recursos utilizados, e exemplifique uma forma de uso da biodiversidade desenvolvida por uma dessas comunidades. Pensando nas consequências do desmatamento, explique a importância dessa lei e das comunidades tradicionais na manutenção e conhecimento de nosso patrimônio genético.

Recursos utilizados: