O uso da inteligência artificial (IA) como aliada da ciência vem ganhando cada vez mais força. O artigo publicado em CH 421 com o título “Ligas de alta entropia: a receita caótica dos metais do futuro”, de Leandro Seixas, mostra a tecnologia envolvida na pesquisa de novas ligas metálicas com a assistência da IA.
No passado, a humanidade deu um grande salto tecnológico ao desenvolver ligas metálicas, como o bronze, por exemplo, uma liga de cobre e estanho conhecida há mais de 3 mil anos. O texto traz conceitos em química: soluções sólidas, ligas metálicas, propriedade dos metais e de suas ligas e termoquímica.
O artigo publicado em CH 421 com o título “Ligas de alta entropia: a receita caótica dos metais do futuro”, apesar de dar ênfase nos conceitos de entropia, entalpia e energia livre relacionados à composição das ligas metálicas, cita outros temas de química que são abordados no Ensino Médio.
A dica de química volta-se para as propriedades dos metais e das ligas metálicas que podem ser exploradas a partir do texto. No item “Explore +”, abaixo, deixamos como dica de leitura para o professor um artigo sobre o papel didático do uso de jogos em sala de aula.
Para dinamizar a aula com um jogo virtual, sugere-se o uso de um quiz que pode ser aplicado em aulas presenciais ou remotas. Primeiramente, é importante que o professor teste as ferramentas disponíveis na internet para construir um quiz para a sua turma. Aqui vão algumas sugestões: Mentimeter, Genially e Kahoot. Feito alguns testes para dominar a ferramenta, é hora de planejar a aula e construir o quiz.
Se a ideia é fazer uma aula de revisão, o quiz pode ser aplicado logo no início, após uma explicação sobre as regras do jogo. As perguntas podem ser sobre o que são soluções sólidas, se as ligas metálicas são soluções verdadeiras, se uma liga metálica é composta somente por metais, questões relacionadas às propriedades dos metais e das ligas metálicas, exemplos de aplicação de ligas metálicas, a estrutura cristalina dos sólidos metálicos, dentre outras.
Uma das perguntas que pode ser feita é se a IA pode ser utilizada para auxiliar o desenvolvimento de ligas metálicas. Mesmo sendo uma pergunta mais difícil de se explicar, ela pode servir como pretexto para que o professor discorra sobre seu uso no desenvolvimento de materiais. O professor pode avaliar as respostas e comentá-las. O uso do quiz pode requerer dispositivos eletrônicos, mesmo em aula presencial.
Cunha, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. QNEsc, vol. 34, n° 2, p. 92-98, 2012. Disponível em: https://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf. Acesso em junho de 2025.