Metanol, ácido fórmico e bicarbonato de sódio: como o equilíbrio químico entra em ação?

ARTIGO
Metanol, ácido fórmico e bicarbonato de sódio: como o equilíbrio químico entra em ação?

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Setor Curricular de Biologia
Colégio de Aplicação da UFRJ

O metanol tornou-se o vilão nos noticiários devido ao seu uso na adulteração de bebidas alcoólicas. Compreender como esta substância atua no organismo humano gerando efeitos tóxicos é uma oportunidade de se discutir vários tópicos em química, tais como as reações ácido-base, a oxidação de álcoois e a variação do número de oxidação.

O texto publicado na seção “Pequenas perguntas, grandes questões” da CH 426, intitulado “Metanol, ácido fórmico e bicarbonato de sódio: como o equilíbrio químico entra em ação?”, apresenta o problema da metabolização do metanol que leva à formação do ácido fórmico e à consequente acidificação do sangue. A dica de Química deste mês discute as etapas de oxidação do metanol no organismo.

Possibilidades de abordagem:

  • Determinar o número de oxidação do carbono nas etapas de oxidação metabólica do metanol no organismo humano; 
  • Reconhecer, dentre os produtos metabolizados, aquele que possui características mais ácidas;
  • Reconhecer o uso do bicarbonato de sódio para a regulação do pH sanguíneo;
  • Refletir criticamente sobre a toxicidade de substâncias utilizadas na adulteração de bebidas e os riscos à saúde humana.

Proposta de atividade:

A adição do metanol em bebidas alcoólicas traz inúmeros efeitos tóxicos ao organismo humano. Isso se deve à metabolização deste álcool primário que, por ação enzimática, produz aldeído fórmico e ácido fórmico. Em etapas mais lentas, o ácido fórmico pode ser convertido em seu formiato e ser decomposto em gás carbônico e água. Porém, a formação do ácido fórmico por si só leva a inúmeros efeitos deletérios ao organismo, como a acidose metabólica, lesão do nervo óptico, danos no sistema nervoso central, dentre outros.

Nossa dica de química dá ênfase ao processo de metabolização do metanol no organismo, que é um processo que envolve a oxidação do carbono alfa, ou seja, aquele ligado diretamente ao grupo OH do álcool (Figura 1) através do sistema enzimático.

Sob o tema oxidação de álcoois, o professor pode iniciar a aula com a seguinte pergunta para a turma: “Por que o metanol, um álcool utilizado na adulteração de bebidas, faz mal à saúde humana?”. As respostas dos alunos devem ser ouvidas e, a partir dessa discussão inicial, o processo de metabolização do metanol pelo organismo humano pode ser apresentado. Contudo, os números de oxidação (nox) devem ser omitidos se a turma tiver conhecimentos para calcular os nox do carbono do metanol e dos produtos de oxidação (aldeído fórmico, ácido fórmico e gás carbônico). O professor deve solicitar esse cálculo por parte da turma. Ao finalizarem seus apontamentos, o cálculo deve ser feito com toda a turma para a verificação dos resultados.

Em seguida, o professor deve perguntar à turma qual das espécies deve ser a mais ácida. Se o conhecimento sobre a força dos ácidos em função de seus pKa (logaritmo negativo da constante de acidez) for um conteúdo dado, este pode ser utilizado para se fazer inferências quanto à espécie mais ácida. Neste caso é o ácido fórmico (pKa 3,75 a 25°C). Mas os estudantes podem intuitivamente apontar o ácido fórmico, e cabe ao professor explorar os efeitos eletrônicos da carboxila do ácido que favorecem a sua acidez.

Por fim, os danos decorrentes da presença do ácido fórmico no organismo devem ser apresentados, respondendo, assim, à pergunta inicial. Dando prosseguimento ao tema, o texto publicado em CH 426 pode ser fornecido à turma para que os estudantes justifiquem o uso do bicarbonato de sódio para combater os efeitos da acidose no sangue, apresentando a reação ácido-base correspondente.

Recursos utilizados:

  • Quadro da sala de aula;
  • Texto publicado na seção “Pequenas perguntas, grandes questões” de CH 426, intitulado “Metanol, ácido fórmico e bicarbonato de sódio: como o equilíbrio químico entra em ação?”.

Explore +

Por que o metanol é tão tóxico? Boletim eletrônico da SBQ, nº 1668 – 02/10/2025. Disponível em: https://boletim.sbq.org.br/noticias/2025/n4300.php. Acesso em novembro de 2025.