O fenômeno El Niño está se intensificando com as mudanças climáticas?

SEÇÃO PEQUENAS PERGUNTAS, GRANDES QUESTÕES
O fenômeno El Niño está se intensificando com as mudanças climáticas?

Quais são os impactos diretos das alterações recentes na temperatura média dos oceanos? Nesta proposta, que tem como base o texto publicado na CH 402 “O fenômeno El Niño está se intensificando com as mudanças climáticas?” (seção “Pequenas perguntas, grandes questões”), sugerimos atividades que ajudem os estudantes a pensar como fenômenos como El Niño e La Niña estão presentes em nossos cotidianos, além de considerar a relação destes fenômenos com as mudanças climáticas levando em conta as desigualdades existentes nas sociedades.  

Possibilidades de abordagem:

  • Compreender os processos que contribuem para as mudanças climáticas, assim como os fenômenos El Niño e La Niña;
  • Mapear as principais ocorrências de eventos extremos nos últimos seis meses, utilizando notícias e outras fontes de informação;
  • Construir relações entre os eventos extremos mapeados e as principais consequências das mudanças climáticas globais. 

Proposta de atividade:

Como preparação para a atividade, sugere-se que seja solicitado à turma que realize uma pesquisa de notícias sobre ondas de calor, frio extremo, chuvas intensas, enchentes e deslizamentos que tenham ocorrido pelo mundo. Esta tarefa deverá ser realizada em casa e será preparatória para as atividades desenvolvidas em sala de aula. 

Durante a atividade realizada em sala de aula, sugere-se que o debate tenha início com uma breve explicação sobre o que são as mudanças climáticas e os fenômenos El Niño e La Niña. Nesta etapa, a explicação pode ser feita consultando o artigo O fenômeno El Niño está se intensificando com as mudanças climáticas?”, que compõe a seção “Pequenas perguntas, grandes questões”, ou os materiais indicados abaixo no box Explore+. 

Após este momento, organize a turma em grupos para que cada um eleja uma reportagem para analisar e apresentá-la ao restante da turma, considerando os conhecimentos elaborados sobre as mudanças climáticas e eventos extremos. Além disso, uma das tarefas do grupo é elaborar uma proposta de política pública que busque mitigar os impactos causados pelos eventos extremos, tendo em vista os danos que várias cidades pelo mundo têm sofrido em função de ondas de calor, enchentes e deslizamentos. 

Depois da apresentação dos grupos, sugere-se estabelecer um debate com a turma pensando em quais são as pessoas mais atingidas pelos eventos extremos. Debates sobre racismo ambiental e as injustiças ambientais, por exemplo, são essenciais para pensar como determinados grupos lidam e conseguem se recuperar dos impactos causados por eventos extremos.

Recursos utilizados:

  • Planisfério; 
  • Reportagens sobre eventos extremos;
  • Artigo “O fenômeno El Niño está se intensificando com as mudanças climáticas?”, da seção “Pequenas perguntas, grandes questões”

Explore +