Qual o seu gosto musical?

GEOINFORMAÇÃO
Qual o seu gosto musical?

Matemática, gosto musical, tecnologia, marketing… Como esses termos se relacionam? A coluna Geoinformação publicada na edição 413 de CH, intitulada “Qual o seu gosto musical?”, destaca a organização de listas de músicas, as chamadas playlists, por região, no contexto de uma campanha publicitária de um aplicativo bastante utilizado em parceria com uma empresa que atua na produção de sorvetes. 

Tal ação ocorre através de compartilhamento de informações dos usuários do aplicativo. Tem muita coisa envolvida, não é? A partir desse artigo, discutiremos sobre o uso da matemática, mais especificamente da estatística, em cenários como o narrado no texto.

Possibilidades de abordagem:

  • Interpretar medidas de tendência central, utilizando ou não recursos tecnológicos;
  • Resolver e elaborar problemas, em diferentes contextos, que envolvem cálculo e interpretação das medidas de tendência central (média, moda, mediana); 
  • Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências com base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas; 
  • Debater sobre o compartilhamento de dados e informação e os limites dos usos da tecnologia.

Proposta de atividade:

Esta proposta é, idealmente, indicada para ser trabalhada após a apresentação dos conceitos das medidas de tendência central (média, moda, mediana) em turmas do Ensino Médio. Recomenda-se que a aula seja iniciada com a proposta da leitura do texto “Qual o seu gosto musical?” da coluna “Geoinformação” publicada em CH 413, que deve ser disponibilizada em formato impresso ou digital. Em seguida, promova um debate com os estudantes, buscando destacar como empresas utilizam dados para segmentar campanhas publicitárias e personalizar experiências para os usuários. A questão a seguir pode ser feita para estimular a discussão: “Como as informações que compartilhamos afetam nossas escolhas e a forma como somos impactados por campanhas de marketing?”.   

Na sequência, solicite que cada estudante faça uma lista com 5 indicações de músicas que representem suas preferências musicais atuais. Neste momento, indique que um pequeno grupo de estudantes da turma faça a coleta e análise de dados com o intuito de abordar o conceito de moda. Para isso, peça que organizem uma lista com as 5 músicas mais indicadas pelo conjunto de estudantes e promova perguntas como as seguintes: “Será que a lista de algum estudante é igual à lista das músicas mais indicadas?”; “Quais os gêneros das músicas mais indicadas?”; “Quem são os intérpretes e compositores das músicas mais indicadas?”.  

Posteriormente, recomenda-se a apresentação do vídeo “Olha o sanduíche”, disponível em https://m3.ime.unicamp.br/recursos/1144, produzido por M3 Matemática Multimídia, da UNICAMP. Nesta produção, são discutidos dados de uma pesquisa de mercado feita para auxiliar em estratégias de venda de sanduíches. Porém, é identificado que a interpretação deles levou a tomadas de decisão equivocadas. Assim, características das medidas de tendência central são evidenciadas, e gráficos e tabelas de frequência são construídos com o intuito de explicitar informações que estão por trás dos números. 

Tal fato pode também ser trabalhado na abordagem de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como a que figura a seguir:

QUESTÃO (ENEM 2018)

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de uma empresa, observando os altos custos com os frequentes acidentes de trabalho ocorridos, fez, a pedido da diretoria, uma pesquisa do número de acidentes sofridos por funcionários. Essa pesquisa, realizada com uma amostra de 100 funcionários, norteará as ações da empresa na política de segurança no trabalho. 

Os resultados obtidos estão no quadro.

A média do número de acidentes por funcionário na amostra que a CIPA apresentará à diretoria da empresa é

(A) 0,15 (B) 0,30 (C) 0,50 (D) 1,11 (E) 2,22

Após a resolução da questão por parte dos estudantes, apure quantos deles escolheram cada uma das alternativas, indique a correta (letra D) a partir de uma resolução comentada e apresente, em seguida, uma tarefa:

TAREFA: Construa uma questão no modelo ENEM, com contexto similar ao que foi descrito acima, que solicite a identificação de outra medida de tendência central (moda ou mediana).

A ideia, nesta tarefa, é que os estudantes possam efetuar deslocamentos que os façam: (i) refletir sobre o conteúdo abordado de maneira crítica e contextualizada; (ii) envolver-se ativamente no processo de aprendizagem, ao invés de estarem como receptores passivos de comandos e informações; (iii) despertar a curiosidade, incentivando-os a explorar temas relacionados e promovendo um aprendizado mais autônomo. Ao final da elaboração das questões, os estudantes podem compartilhar suas produções com os colegas, gerando discussões ricas e colaborativas, onde eles constroem o conhecimento. 

Recursos utilizados:

  • Texto da coluna Geoinformação publicado na edição 413 da revista Ciência hoje, intitulado “Qual o seu gosto musical?”, impresso ou disponibilizado digitalmente;
  • Celulares ou computadores com acesso à internet;
  • Projetor, computador e caixas de som para a reprodução do vídeo “Olha o sanduíche”, disponível em https://m3.ime.unicamp.br/recursos/1144, produzido por M3 Matemática.

Explore+

Noções Básicas de Estatística.  Módulo do Portal da OBMEP. Disponível em https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/ver?modulo=64

Matemática em Toda Parte 2.  Episódio 4 – Fábrica. TV Escola. Disponível em https://vimeo.com/71579354