Sinais de cura para a doença de Chagas

CONEXÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Sinais de cura para a doença de Chagas

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Setor Curricular de Biologia
Colégio de Aplicação da UFRJ

Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O artigo “Sinais de cura para a doença de Chagas”, publicado na coluna “Conexão Ciência e Saúde” de CH 423, relata novos estudos que têm por objetivo melhorar os testes que indicam a cura da doença. O tratamento da doença de Chagas ficaria mais rápido e com menos efeitos colaterais. O texto defende que o investimento acadêmico pode melhorar as condições de saúde da população.

Possibilidades de abordagem:

  • Além de propor questões sobre o avanço que os novos testes podem trazer, as atividades vão discutir a questão das doenças negligenciadas; 
  • Debater avanços que testes trazem à pesquisa científica no combate à doença de Chagas; 
  • Compreender e aplicar o conceito de doenças negligenciadas; 
  • Comparar estudos e identificar suas contribuições para tratamento e controle da ocorrência da doença de Chagas.

Proposta de atividade:

Todos os estudantes devem ler o artigo “Sinais de cura para a doença de Chagas”, publicado em CH 423 (recurso utilizado 1), além dos recursos utilizados 2 e 3, listados ao final desta proposta. Em seguida, devem se separar em grupos menores para discutir as questões abaixo. Por fim, sugerimos uma roda de conversa sobre as questões debatidas com a turma toda.

1) O que é a doença de Chagas? Por que tem esse nome? 

2) Quem a causa? Como o microrganismo causador contamina novos seres humanos?

3) Por que a doença de Chagas está associada à pobreza?

4) Por que a doença de Chagas é uma doença negligenciada?

5) Por que o setor público (Ministério da Saúde) deve separar uma parte da sua verba para investir nos testes e tratamentos sobre a doença de Chagas?

6) O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente o remédio para tratamento da Doença de Chagas. Este fato beneficia diretamente qual parte da população? 

7) O artigo compara três métodos de testagem para verificar a presença do parasita causador da doença de Chagas. Compare-os identificando a vantagem que os biomarcadores α-Gal trazem para o tratamento da doença de Chagas.

8) Qual foi a contribuição que o estudo clínico BENDITA trouxe para o tratamento da doença de Chagas?

9) Como os resultados encontrados no estudo BENDITA podem auxiliar no controle da ocorrência da doença de Chagas?

10) Para condução de pesquisas sobre o causador da doença de Chagas e de outras doenças, muitas vezes os cientistas usam modelos não-patogênicos, isto é, organismos parecidos com os causadores de doença, mas sem capacidade de transmitir a doença. Por que essa forma de pesquisa é importante?

11) Por que estudar organismos parecidos pode ser importante para avanços no estudo de doenças? 

Recursos utilizados:

Explore +

As doenças “esquecidas” que deixam 28 milhões de brasileiros sob risco. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c25qy2yn9evo . Acesso em agosto de 2025; 

Doença de Chagas. Informações sobre a doença de Chagas no site do Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/doenca-de-chagas#:~:text=A%20doen%C3%A7a%20de%20Chagas%20(ou,%2C%20card%C3%ADaca%2C%20digestiva%20ou%20cardiodigestiva. Acesso em agosto de 2025.